PUB

Cultura

Cabo Verde assinala dez anos de património mundial da Cidade Velha com recriação histórica

De acordo com o programa da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, as comemorações vão começar logo pela manhã, com um desfile da banda militar. Ainda de manhã, serão hasteadas as bandeiras de Cabo Verde, do município da Ribeira Grande de Santiago e de Património da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês).

O ato central das comemorações vai acontecer à noite, com os discursos oficiais de várias personalidades cabo-verdianas e estrangeiras, numa cerimónia que será presidida pelo Presidente da República cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Durante a noite, a animação será feita com poesia e música e apresentação de um vídeo alusivo à segunda edição do Viagem pela História, que este ano vai recriar a invasão do pirata francês Jacques Cassard à Ribeira Grande de Santiago, em 1712.

A recriação vai realizar-se no domingo, no centro histórico, para recordar o ano em que o corsário liderou um grande ataque à Ribeira Grande, nome inicial da Cidade Velha, tendo saqueado, destruído e queimado importante património, entre o qual parte da Catedral, que atualmente se encontra em ruínas e é a única em Cabo Verde.

A primeira “Viagem pela História” aconteceu em setembro, envolvendo centenas de figurantes que recriaram três episódios da história de Cabo Verde na Cidade Velha: O ataque de piratas, a chegada dos Jesuítas e a fuga de escravos.

As comemorações do 10.º aniversário da elevação da Cidade Velha a Património Mundial iniciaram-se no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em 18 de abril, e vão terminar no Dia Nacional da Cultura, que se comemora a 18 de outubro.

A Cidade Velha foi a primeira cidade construída pelos europeus, tornando-se na primeira capital do arquipélago, título que manteve até 1770, quando a capital do país passou a ser a Praia de Santa Maria, atual cidade da Praia.

O sítio histórico foi erigido no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre África e América.

Em 2009, foi classificada como Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

O centro histórico é o principal destino turístico-cultural da ilha de Santiago e o terceiro local mais visitado a nível nacional, por cerca de 100 mil pessoas anualmente, na sua maioria estrangeiras.

Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top