PUB

Sociedade

Petição do Movimento Comunidade Responsável contra os maus tratos dos animais já tem 7.500 assinaturas

O Movimento Comunidade Responsável vai entregar na próxima semana uma petição aos presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Praia contra o abuso e maus tratos dos animais.
“Os deputados municipais têm de saber, ao pormenor, o que se passa e também as soluções disponíveis”, disse em entrevista ao A NAÇÃO Maria Fortes, a propósito do comportamento da câmara municipal que insiste em continuar a usar a eletrocussão canina para eliminar os cães de rua.
A petição, com mais de 7.500 assinaturas conseguidas, é sobre a electrocussão e não só. “Exige a implementação da gestão ética da população canina, ou seja temos de resolver esse problema. Há proliferação de cães , há sobrepopulação de cães devido ao abandono e má gestão. Temos de resolver isso e a forma internacionalmente recomendada, e reconhecida, como eficaz é a captura, sem traumatizar os animais, a esterilização e a recolocação e a responsabilização da comunidade”, defendeu.
O peíodo para a recolha de assinaturas encerra inclusive este domingo. “A recolha superou todas as nossas expectativas. Acho que em Cabo Verde é inédito uma recolha de assinaturas com uma  adesão desta forma, com tantas assinaturas”, disse.
Para continuar a sensibilizar para este problema e “atrocidades” cometidas contra os animais o movimento tem várias acções em curso a nível internacional e nacional e que vai pôr em prática ao longo dos póximos meses.
Marcha atingiu objectivos
Uma das iniciativas foi uma manifestação que aconteceu ontem no Palmarejo e que contou com a adesão de mais de uma centena de pessoas amigas dos animais. Trajados de preto, exibindo cartazes e com os cães pela trela a manifestação atingiu os seus objectivos.
“As pessoas vieram manifestar a sua vontade para que a Câmara Municipal para com a tortura e matança dos animais e, sim, assuma uma gestão da população canina com rosto humano”, garantiu Maria Fortes.
“Ninguém quer cães na rua, porque é mau para os animais e para as pessoas, mas tem soluções com rosto humano”, reforçou.
Essa responsável disse ainda que até agora o movimento não tem tido um retorno, até agora, “positivo” da Câmara Municipal, mas espera que as coisas mudem.
“O sr. vereador chamou-nos várias vezes de comunidade irresponsável, apesar que o ano passado organizamos uma conferência em que a Delegada de Saúde falou, o psicólogo falou, o procurador falou e até a ordem dos veterinários falou da gestão ética da população canina e falou da proibição explicita da electrocussão, portanto, estamos à espera de uma resposta positiva da Câmara Municipal”, concluiu.
A marcha contou com a presença de figuras bem conhecidas da sociedade cabo-verdiana, entre elas a cantora Cremilda Medina, a escritora Carmelinda Gonçalves e Rodrigo Bejerano do Comité Olímpico Cabo-verdiano.
Confira algumas fotos da marcha:


 
 

PUB

PUB

PUB

To Top