PUB

Sociedade

Santo Antão: Unidade de produção de azulejos celebra dois anos a “cuidar do ambiente” – promotora

A fábrica de produção de azulejos em Janela, Santo Antão, encontra-se há dois anos a transformar garrafas de plástico em azulejos, facto realçado pelos promotores do projecto, que se dizem “satisfeitos” com os resultados alcançados até agora.
“Dois anos de preparação, realização, luta e de protecção, pois, tudo o que aqui se faz é proteger e cuidar do nosso ambiente”, sublinhou Maria Teresa Segredo, presidente da Fundação Amigos do Paul na Holanda, promotora deste empreendimento.
Segundo a responsável, a fábrica, instalada em 2017, em Penedo de Janela, no Paul, tem “a satisfação” de poder colocar no mercado “o símbolo da projecção ambiental, que são os azulejos”, sublinhou.
A fábrica, que já foi galardoada com Medalha de Mérito Ecológico, pela Câmara Municipal do Paul, e motivo de reportagens no estrangeiro, consegue retirar diariamente do ambiente “grandes quantidades” de plástico, transformando-o em azulejos, que, além do mercado nacional, já estão ser exportados para a Holanda.
A unidade de produção de azulejos, que foi financiada pela cooperação holandesa, através da Universidade Tu Delf, é, para os ambientalistas, “um exemplo inspirador que impulsiona a economia verde”, pelo seu contributo na redução de plástico e na valorização de resíduos.
Um pouco por todo o país, as instituições estão a associar-se à essa fábrica, com capacidade para produzir até 24 mil pedras de diferentes padrões/ano, nessa “luta” de “libertar” Cabo Verde dos plásticos.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top