PUB

Sociedade

Nha Beba, memória viva do Tarrafal, morreu

Eulália Cândida Fernandes Andrade, mais conhecida por Nha Beba, faleceu aos 109 anos. Natural do Tarrafal (de Santiago), Nha Beba di Nho Papacho, como era conhecida e tratada carinhosamente por todos, era uma memória viva daquele Concelho.

Nha Beba testemunhou a abertura e o encerramento da Colónia Penal e mais tarde Campo de Trabalho. Ajudou, nesse período, vários presos políticos portugueses e angolanos durante a passagem dos mesmos pelo tristemente célebre campo de concentração do Tarrafal.

Mãe de Lilica Boal, combatente da liberdade da Pátria e antiga governante, Nha Beba era uma figura muito apreciada e estimada pelas gentes do Tarrafal. O escritor angolano José Luandino Vieira considerava-a a sua “mãe cabo-verdiana”, por tudo o que ela e o marido, José Freire Andrade, “Nho Papacho”, fizeram por ele no tempo em que esteve preso no Campo de Trabalho de Chão Bom de Mangui, denominação da antiga Colónia Penal do Tarrafal, a partir de 1962, quando o Campo foi reaberto para receber nacionalistas de Angola e da Guiné.

Por ser mãe de Lilica Boal, filha única dos pais e uma das primeiras mulheres a integrar o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), Nha Beba conta que tinha a sua correspondência censurada pela então Polícia Política portuguesa, a PIDE/DGS.

Considerava-se “mãe” de várias outras pessoas, que ajudou a criar e a educar. “Uma mãe é para cem filhos. E cem filhos, às vezes, não são suficientes”, chegou a dizer um dia, numa entrevista.

O funeral de Nha Beba acontece às 16 horas desta terça-feira, 2, no Cemitério da Cidade do Tarrafal.

Nha Beba era uma grande devota de Santa Rita de Cássia (a Santa das Causas Impossíveis!), nascida Margherita Lotti, que foi uma monja agostiniana da Diocese de Espoleto (Itália). Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900, pela Igreja Católica.

A devoção de Nha Beba era tanta que, com a ajuda de vários beneméritos, construiu uma Capela em honra à Santa Rita de Cássia, na localidade de Biscaínhos (uma das comunidades tarrafalenses).

O Dia de Santa Rita de Cássia festeja-se, anualmente, a 22 de Maio.

PUB

PUB

PUB

To Top