PUB

Mundo

Vaticano: Papa anuncia canonização do português Frei Bartolomeu dos Mártires 

O Papa Francisco decidiu canonizar o Frade e Beato português Bartolomeu dos Mártires, anunciou o Vaticano, na sua página oficial na Internet.

Na sua página, a Arquidiocese de Braga revela que a cerimónia da Canonização decorrerá em 10 de Novembro.

A Santa Sé anunciou, sábado, 6, que a decisão foi aprovada, na sexta-feira, 5, pelo Papa, durante uma audiência concedida ao Perfeito para a Congregação dos Santos, Cardeal Angelo Becciu.

Francisco “alargou à Igreja Universal o Culto Litúrgico em Honra do Beato Bartolomeu dos Mártires, da Ordem dos Frades Pregadores, do Arcebispado de Braga”.

Segundo a Arquidiocese, a 20 de Janeiro, o Papa Francisco, em audiência à Congregação para a Causa dos Santos, “tinha concedido a autorização necessária à dispensa do milagre formalmente demonstrado para a declaração de Santidade do Beato Bartolomeu dos Mártires”.

O Arcebispo Primaz de Braga, Jorge Ortiga, entregou a 5 de Fevereiro de 2015 ao Papa Francisco um dossiê sobre a vida do antigo Arcebispo de Braga, formulando o pedido de Canonização Equipolente (dispensa do milagre).

Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável a 23 de Março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e Beato, em 4 de Novembro de 2001, pelo Papa João Paulo II, relembrou.

Bartolomeu dos Mártires (registado Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa (Portugal) a 3 de Maio de 1514 e faleceu, em Viana do Castelo, a 16 de Julho de 1590.

Foi Arcebispo de Braga entre 1559 e 1582, tendo tido uma participação importante no Concílio de Trento, como um elemento destacado da ala renovadora da Igreja de então.

Entretanto, o Bispo Diocesano de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, congratulou-se, sábado, com o anúncio pelo Papa Francisco da Canonização do Beato Bartolomeu dos Mártires, destacando que vai celebrar, em 18 de Julho, uma Missa em sua honra.

PUB

PUB

PUB

To Top