PUB

Sociedade

Colectânea Direitos Humanos, Ambiente e Diversidade lançada hoje na Praia

Será lançada esta terça-feira,9, uma Coletânea Direitos Humanos, Ambiente e Diversidade, de três contos infanto-juvenis: “O Planeta Mágico”, “O Planeta Azul”, e “Sou Diferente”, da autora Zaida Sanches, na Biblioteca Nacional, na Praia.
A coletânea tem por objectivo disseminar em forma de contos, as recomendações da Declaração Universal dos Direitos do Homem; formar consciência cívica e promover atitudes ecológicas relativamente ao ambiente em particular ao Direito da água; e ainda, sensibilizar este público-alvo para as questões da diversidade, da inclusão social e promover a cultura da paz.
Composta por três temas da agenda global, a obra aborda assuntos distintos, mas com fronteiras interligadas: Os princípios dos Direitos Humanos são retratados como alicerces que também garantem a diversidade cultural, a inclusão e o ambiente, este bem colectivo fundamental para a sobrevivência do homem e para uma vivência em dignidade.
Os contos foram inspirados em vários instrumentos internacionais: nomeadamente a Carta Universal dos Direitos Humanos; a Declaração Universal dos Direitos da Água, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, da agenda das Nações Unidas; a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. E refletem alguns problemas actuais nomeadamente: as desigualdades sociais, o tratamento discriminatório; a poluição, a desertificação, o desmatamento etc…
Relativamente à forma, cada livro tem um formato especifico, sendo um rectangular, outro quadrado e um redondo.
A apresentação da Colectânea está a cargo da Primeira Dama e Jurista, Lígia Fonseca, Professora e Escritora Fátima Bettencourt, e do Sociólogo e escritor Nardi Sousa.
A concepção e a ilustração ficaram a cargo de uma equipa liderada por Mário Tavares, da qual fizeram parte Merly Tavares, Jerson Varela, Nilson Fernandes.
Zaida Sanches é formada em Ciências da Comunicação e pós- graduada em Ciência Política, e também em Diplomacia. Em 2009, lançou a Colecção “Stera” de quatro contos infanto-juvenis, cujo objectivo era preservar aspectos da tradição cabo-verdiana.

PUB

PUB

PUB

To Top