PUB

Sociedade

Brava: Esquadra policial intensifica operações durante o Verão

A esquadra policial da Brava anunciou a intensificação operações em todas as áreas de intervenções entre o final de Julho e a segunda quinzena de Setembro, com o intuito de garantir um Verão 2019 seguro.
Esta informação foi dada à Inforpress pelo comandante desta esquadra, Arlindo Sanches, adiantando que, à semelhança de outras unidades operacionais e comandos, conforme directivas da Direcção Nacional, foram-lhes incumbida a tarefa de elaborar um plano de Verão Seguro 2019, para ser apresentado, homologado e de seguida colocado em prática.
Segundo o responsável, este plano vem “delinear” um leque de tarefas e operações que a unidade da Esquadra Policial da Brava vai implementar neste período, com o intuito de “marcar a presença” policial nos locais onde há maior circulação de pessoas e maior movimentação de viaturas.
Sem ser disso, acrescentou que esta é, também, uma a época, durante a qual, o comércio adquire uma maior dinâmica, tendo em conta que a ilha acolhe diversas pessoas de outras ilhas e concelhos durante as férias, aumentando o fluxo de passageiros fora daquilo que costuma ser normal e logo a procura do mercado.
O plano é elaborado “precisamente para manter e transmitir o sentimento de segurança das pessoas e de bens”, com a presença da polícia para garantir a ordem e tranquilidade, com o foco na prevenção e combate à criminalidade.
Arlindo Sanches realçou que a ilha é “pacata”, mas que não convém “baixar a guarda”, tendo de agir sempre na prevenção.
Em termos de prevenção rodoviária, salientou que haverá uma “intensificação” das operações stop, no controlo de viaturas, passageiros, documentação, lotação das mesmas, e uma abordagem pedagógica no sentido de sensibilizar os condutores a não usar o telemóvel ao volante, a não beberem ou se beberem que não conduzam, como forma de prevenir e evitar acidentes.
Já para as praias e zonas balneares, a mesma fonte indicou que haverá mais presença e fiscalização por parte da equipa policial, com acções de aconselhamento sobre a segurança, para tentar evitar e prevenir acidentes no mar, tentando assim criar condições para que o Verão seja vivida da melhor forma.
O responsável da Polícia especificou ainda que o plano abarca fiscalizações no cais da Furna, porta de entrada e saída da ilha, onde vão dar continuidade às operações, principalmente na chegada dos navios de passageiros, com um maior controlo de passageiros, bagagens e mercadorias.
Tendo em conta que ainda no decorrer do mês de Julho e Agosto são realizadas algumas festas de santos populares, em determinadas zonas, o comandante salientou que estas, por se circunscrevem a localidades específicas, serão dadas coberturas pela equipa de serviço e que conforme as necessidade será reforçada a cobertura mediante os procedimentos.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top