O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e o Governo da República de Cabo Verde, através do Ministério da Educação, Família e Inclusão Social, assinaram esta terça-feira um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento da cooperação científica e técnica no âmbito das Nanociências e da Nanotecnologia.
Este acordo, o primeiro celebrado entre o INL e um País Africano de Língua Oficial Portuguesa, tem como objetivos o apoio à definição da Agenda Estratégica para a Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo em Cabo Verde até 2030 e a gestão da inovação, de acordo com as melhores práticas em organizações de Investigação e Desenvolvimento e Universidades.
O protocolo prevê ainda o apoio técnico do INL à criação de um Centro de Investigação de Alta Tecnologia de referência em áreas consideradas estratégicas pelas autoridades cabo-verdianas – com destaque para a robótica, biologia marinha, agricultura e alimentação – e ainda o desenvolvimento de programas de estágio para estudantes de Cabo Verde no INL.
No âmbito desta iniciativa, o Diretor-Geral do INL, Lars Montelius, manteve contactos com vários responsáveis políticos e académicos do país, nomeadamente a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, que assinou o protocolo em representação do Governo caboverdiano, e os Reitores das Universidades de Cabo Verde.
Braga TV
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e Cabo Verde iniciam cooperação estratégica para a investigação científica
Por
Publicado em