PUB

Cultura

Blue Wax Fest 2019 com plantação de árvores e consciencialização ambiental

Um número máximo de 32 surfistas, das ilhas de São Vicente, Sal, São Nicolau, Santiago e Boavista vão disputar o título de campeão do campeonato de surf, conquistado no ano passado pelo surfista Kabungo, natural de Tarrafal de Santiago.
Aulas de natação, primeiros socorros, salvamento aquático e actividades de foro ecológico para crianças são os destaques desta edição, considerada a número 1, pela organização.
“No ano passado fizemos a edição zero, como experiência piloto. Pelo feedback recebido acreditamos que conseguimos despertar o interesse de muita gente pelo mar e pela natureza, pelo que para esta edição as espectativas são altas”, considera Bob Lima, amante do mar e mentor do evento.
O chamado Manual de Sobrevivência, com participação de salva-vidas e pessoas cuja profissão está ligada ao mar, passará a dicas de natação, respiração na água, primeiros socorros, salvamento aquático e ainda iniciação a práticas desportivas de onda, para crianças e adultos.
O festival será ainda pautado por conteúdos na vertente ecológica e ambiental, com programas da Biosfera I, pintura com tintas naturais com o artista plástico Kiki Lima e utilização de material reciclável com Emília Wojcieschowska.
“A nossa intenção é tambem dinamizar a economia azul, portanto, pessoas cuja profissão está  ligada ao mar são os nossos convidados, participando de talks e debates à volta do mar e da sua economia.”
Durante o primeiro dia do evento serão plantadas algumas árvores nas praias de Sandy Beach e Tupim, onde decorre o festival. Bob Lima considera que já estivemos mais longe de uma consciencialização ambiental e que agora estamos no caminho certo para alcançar objectivos.
“Basta ver como as crianças hoje em dia são sensíveis à questão das tartarugas, que é uma tecla que temos vindo a bater há mais tempo. O plástico é bem mais recente mas acredito que estamos num bom caminho e que gradualmente chegaremos lá.”
A mesma mensagem é passada em todas as plataformas Blue Wax, como na revista impressa Blue Wax Magazine, que será lançada também durante o evento, junto com o site Bluewax.cv, onde estará disponível para download gratuito, nesta primeira edição.
Para as pessoas que vão estar no festival, pede-se que levem talheres próprios para evitar o uso de plástico descartável  e assim contribuirem para a proteção e preservação do meio ambiente.
NA
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top