PUB

Sociedade

Santiago: IGAE flagra produtores na falsificação de grogue

Algumas unidades de produção de Grogue,  nos concelhos de São Lourenço dos Órgãos e Ribeira Grande de Santiago, que solicitaram prorrogação do período de produção, foram apanhados a falsificar grogue, substituindo cana-de-açúcar por recalda e açúcar.
Os infractores foram apanhados na sequência das fiscalizações efectuadas pela lnspecção Geral das Actividades Económica (IGAE) e Polícia Nacional (PN) junto das unidades cuja licença para produção do grogue havia sido prorrogada.
Segundo a IGAE os indivíduos em Ribeira Grande de Santiago e São Lourenço dos Órgãos estavam a  produzir grogue à base de recalda e açúcar, dado que o resíduo que estava a ser utilizado no processo de destilação apresentava uma coloração muito “escura”. O que demonstra que o produto já tinha sido utilizado várias vezes.
Conforme a IAGE, as unidades e seus proprietários serão enquadrados criminalmente e por contra-ordenação, incorrendo os proprietários e gerentes a uma pena de prisão até 3 anos e coimas até 1 milhão de escudos.
Importa referir que o período vigora entre 1 de Janeiro e 31 de Maio de cada ano, mas os produtores que tiverem ainda “boa” quantidade de cana disponível podem pedir porrogração do prazo.

PUB

PUB

PUB

To Top