PUB

Política

PM “sem dúvidas” de que São Vicente vai ter ligações directas com Portugal através da Cabo Verde Airlines

O primeiro-ministro declarou este sábado no Mindelo que “não tem dúvidas” de que São Vicente vai ter suas ligações directas com Lisboa (Portugal), através da Cabo Verde Airlines, mas que é preciso “tempo e convicção”.
“É só uma questão de deixar aquele doente [Cabo Verde Airlines] sair do coma, recuperar bem para ganhar força, como está a acontecer actualmente, é preciso tempo e convicção”, concretizou Ulisses Correia e Silva no acto de inauguração das obras de reabilitação e asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas.
O primeiro-ministro apontou que está no governo para “encarar as coisas de frente”, mas lembrou que a sua equipa encontrou uma empresa, a ex-TACV, hoje Cabo Verde Airlines, “quase em estado vegetativo”, mas que conseguiu “recuperá-la, reestruturá-la e privatizá-la”.
“Hoje está a voar, a operacionalizar um conceito de ‘hub’, já com três aviões boeing, com previsão de cinco até o final do ano, e não tenho dúvidas de que São Vicente vai ter suas ligações directas com Portugal”, concretizou.
Sobre a obra de reabilitação e asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas, dirigindo-se àqueles que tinham “desconfiança, descrença ou menos certeza”, afirmou que hoje “podem ver que não foi só conversa”, pois está cumprida uma “obra importante”, não só pelo volume do investimento, mas por aquilo que deixa como valor, já que, precisou, Baía das Gatas é uma “referência de São Vicente” e o Governo quer fazer do sítio uma nova centralidade da ilha.
Contudo, continuou, não se trata de um “investimento isolado” e aproveitou para enumerar diversas obras em curso ou por iniciar em São Vicente.
Entre elas um “investimento forte” na requalificação de bairros em parceria com a câmara municipal, requalificação do centro histórico do Mindelo, modernização do Centro Nacional de Artes e Design, terminal de cruzeiros, que “vai arrancar em princípios do próximo ano”, Campus do Mar, e Zona Económica Especial de Economia Marítima, já foi aprovada em Conselho de Ministros, entre outras.
Por fim, Ulisses Correia e Silva deixou uma “mensagem de confiança”, até porque, assinalou, “as tentativas de dividir o país, de apenas reclamar nunca deram resultados” e que “o importante é confiar, acreditar e fazer parte do processo”.
“Queremos que os sanvicentinos apropriem-se do processo de desenvolvimento da ilha”, lançou, que tem “história e tradição, gente inteligente e trabalhadora”, e que  “podem contar” que do Governo vão encontrar “amizade, trabalho, esforço, iniciativa, inovação e investimento” para fazer as coisas acontecer e fazer a ilha “entrar na rota do desenvolvimento”.
“É com força, alto astral e positivismo que vamos operar a mudança que já está a acontecer”, sintetizou.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, por seu lado, referiu que se trata de uma obra “há muito aguardada” e que “só aconteceu” porque “este Governo ouve São Vicente, quer ajudar a ilha e Cabo Verde”.
“Trabalhamos dia e noite e com seriedade para melhorar a qualidade de vida da população, mas tudo não pode ser feito de uma vez”, lançou o autarca, satisfeito, como disse, porque “as coisas começam a acontecer” e que é preciso “confiança em quem querer o melhor para as famílias” de São Vicente e de Cabo Verde.
A reabilitação e asfaltagem da estrada Mindelo-Baía das Gatas foi uma obra executada em 10 meses num investimento de 350 mil contos numa extensão total de estrada pavimentada de 12 quilómetros.
Logo após a inauguração, o primeiro-ministro procedeu ao lançamento da obra  de requalificação da orla marítima da estância turística da Baía das Gatas, avaliada em 150 mil contos, cujo objectivo é  desenvolver o local “no seu todo”, através da criação de áreas de serviços básicos, equipamentos públicos requalificados, com espaços destinados a visitantes e turistas, para que a praia possa constituir um lugar “atractivo, dinâmico e organizado”.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top