PUB

Economia

Representante da FAO visita Santo Antão para inteirar-se da situação agrícola da ilha

A Representante da FAO em Cabo Verde, Ana Laura Touza, visitou esta semana, a ilha de Santo Antão para conhecer os projetos implementados pela organização e inteirar-se da actual situação agrícola da ilha.
Durante dois dias, Ana Touza reuniu-se com autoridades dos municípios da Ribeira Grande, do Paúl e do Porto Novo, este último um dos mais afetados pela seca nos últimos dois anos.
Em reunião com o presidente da Câmara Municpal do Porto Novo e o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a organização inteirou-se da situação atual do município em matéria de agricultura, avaliando os projetos em curso e a posibilidade de se desenvlver novos programas no concelho.
Na Ribeira de Corujinha, o projeto “Agricultura Urbana e Periurbana”, contempla vinte famílias que exploram quatro hectares de terreno com produção hortícola, beneficiando de água para rega a partir de um furo equipado com painéis solares através do projeto da FAO.
Igualmente em Lajedinhos, outras vinte famílias prepararam 44, com instalação de rede de água de rega, para desenvolver de atividades de agricultura e pecuária familiar.
Na Ribeira Grande, a vista se estendeu ao laboratório da Delegação do MAA e ao Centro Agrícola de Afonso Martinho, tido como um pólo de excelência para a formação de técnicos e agricultores nas áreas agrícola, vulgarização de novas tecnologias agrícolas e prestação de assistência técnica aos agricultores da ilha das montanhas.
No Paúl, o município menos afetado pela seca, o Presidente Substituto, José Manuel Cruz, apelou ao apoio das Nações Unidas para a implementação do Plano Diretor Municipal Sustentável e para a construção de um centro de transformação de produtos agrícolas, por forma a melhorar o seu escoamento para outros mercados, nomeadamente São Vicente.
A Representante da FAO concluiu a sua visita à ilha das montanhas com uma passagem pelos criadores de gado de Ribeira d’Aguada que beneficiam do projeto de apoio aos criadores afetados pelos efeitos da seca e mau ano agrícola. A visita decorreu durante dois dias, 17 e 18 de Julho com o objetivo de avaliar projectos já implementados e estudar a necessidade de novas intervenções.
 

PUB

PUB

PUB

To Top