PUB

Desporto

Osvaldo Lizardo: o surfista paralímpico que desafia limitações físicas e tira de letra ondas de cinco metros

Natural de Santo Antão, Osvaldo ganhou gosto pelo mar em São Vicente, onde cresceu. Mas foi na ilha do Sal, já adulto, que descobriu a sua paixão pelo surf. Rodeado por praticantes de desportos náuticos, Vavá pensou: e porque não?
Para muitos, a sua condição física poderia ser um entrave a prática de um desporto que requer destreza e equilíbrio, sobre um espaço instável e com vida própria: o mar. Mas Osvaldo nunca viu limitações no seu percurso. “O segredo é agarrar a oportunidade e persistir até aprender”, explica.
Em pouco tempo, já estava em cima de uma prancha com o a vontade de qualquer outro atleta e, gradualmente, conseguiu alcançar um nível “bastante satisfatório” em cima da sua prancha. Hoje consegue descer ondas de quatro ou cinco metros, com confiança e tranquilidade. “Sinto que posso ir muito mais longe e surfar ondas maiores”, garante, com a ousadia de quem não se acomoda facilmente.
Osvaldo lamenta apenas uma coisa: não existir, ainda, em Cabo Verde uma estrutura que promova competições profissionais para surfistas paralímpicos. “Já fui convidado a participar de uma competição na Califórnia, Estados Unidos da América, mas não pude viajar porque meu passaporte estava prestes a prescrever e não consegui o visto. Mas espero ser solicitado novamente em 2020”. Uma oportunidade que pretende não deixar passar em uma próxima vez.
Por enquanto, o surf é uma diversão para ele, pelo menos enquanto está em cima da sua prancha. Em terra, ele leva o desporto mais a sério, como jurado de competições. Participou em uma formação e conseguiu seu diploma, que hoje o leva a fazer tours pelas ilhas do país, em competições profissionais.
“Para o surf não existe novo ou velho. É o bastante ter o empenho necessário e lutar por aquailo que queres”, garante Osvaldo, para quem ser portador de uma deficiência não é motivo para, se quer, pensar em desistir. “Temos de encarar e acreditar que vamos conseguir. Sempre!”
No passado fim de semana, Osvaldo fez parte do corpo de jurados na competição de surf do eveto Blue Wax Fest, na praia de Tupim, em São Vicente.

PUB

PUB

PUB

To Top