PUB

Sociedade

Embarcações de pesca estrangeiras arrastadas pelo vento permanecem encalhados no Lazareto

Duas embarcações de pesca arvorando a bandeira da Guiné Conacry, que se encontravam ancoradas nas proximidades da CABNAV, em Mindelo, foram arrastadas pelo vento na tarde de ontem e acabaram por encalhar na praia do Larazeto.
As embarcações, pertencentes à companhia Dalian Lian Run Pelagic Fisheries, estavam entregues aos estaleiros navais para reparação, e encontravam-se ancoradas de “braços dados”, quando os cabos arrebentaram, ficando uma delas à deriva no mar, o que levou ao seu encalhe na praia do Lazareto.
A segunda, ao tentar prestar auxílio foi também arrastada pelas correntes para o mesmo local, devido ao forte vento que se fazia sentir, o que culminou no encalhe de ambos os navios.
daO incidente aconteceu por volta das 13h, tendo sido de imedianto comunicado às entidades responsáveis. Durante a tarde a polícia marítima, a capitania dos portos e a ENAPOR estiveram presentes no local, enquanto decorreram diligências no sentido de rebocar os barcos, embora sem sucesso.
Por outro lado, a comunicação com os tripulantes foi dificultada, uma vez que estes não conseguem se expressar em inglês, que é a língua de trabalho marítimo.
Estima-se que nas embarcações estejam cidadãos da Guiné Conacry e chineses.
Os fortes ventos e a baixa no nível da água do mar acabaram por condicionar a operação, que foi suspensa para ter seguimento nas primeiras horas desta manhã, ou logo que as condições estiverem reunidas, de acordo com informações prestadas pelo Vogal Executivo do IMP, Manuel Vicente.
A retomada das operações já contará com o auxílio do rebocador espanhol Iron Bull.
Pensa-se, segundo Manuel Vicente, que será possível arrastá-las para mais ao largo, antes da maré subir totalmente. Serão levadas a cabo investigações para apurar as responsabilidades e causa do incidente.
Avança-se, entretanto, que as responsabilidades de um navio afundiado são do seu respectivo capitão.
NA

PUB

PUB

PUB

To Top