PUB

Desporto

Futebol: Selecção de residentes inicia maratona rumo ao CHAN

Aproximadamente dois anos após se estrear na Taça das Nações da União das Federações Oeste Africana (UFOA), no Gana, a selecção nacional de futebol, composta por jogadores residentes volta a entrar em cena. Desta feita os “Tubarões Azuis” vão disputar a qualificação para o CHAN, competição de selecções que se realiza em 2020.
No primeiro de dois jogos no espaço de uma semana, a selecção cabo-verdiana recebe no Estádio Nacional a sua congénere da Mauritânia. O jogo da primeira-mão é arbitrado pelo trio da Guiné-Bissau composto por Júlio da Silva, Bassafim Firmino e Mane Sadje. O comissário é o marroquino Jamal Kaaouachi. A segunda-mão da eliminatória acontece uma semana depois em casa do adversário.
O estágio da selecção nacional teve início na passada sexta-feira (19), tendo os jogadores realizado seu primeiro treino. Admar Almeida, um dos mais experientes jogadores entre os convocados, avançou na altura que que o CHAN é uma grande oportunidade de mostrarem-se e que o objectivo passa por vencer todos os jogos até chegar a fase final da prova que será em 2020. Edverse Lopes disse que a selecção está com espírito de vencedor. “Todos aqui tem qualidade, vamos trabalhar duro para passar a eliminatória”.
Nos primeiros treinos o combinado nacional trabalhou na afinação dos processos defensivos para acertar detalhes, bem como alguns momentos de finalização. Os seleccionados, segundo Janito Carvalho à imprensa, estão todos a 100 por cento embora, a época futebolística esteja a ser muito” comprida” para a maioria dos jogadores.
“Alguns estão a competir desde Outubro (2018) mas temos estado a fazer um trabalho de recuperação e ginásio”, disse o timoneiro nacional em declarações reproduzidas pela Inforpress. Também garantiu que os jogadores estão cheios de vontade de “demonstrar trabalho” este sábado contra a Mauritânia.
Questionado se tem alguma informação da selecção da Mauritânia, informou que a equipa técnica tem estudado um vídeo, que tem servido para conhecer “o máximo possível” a equipa adversária.
No entanto, advertiu que se trata de um combinado que tem crescido muito nesses últimos anos e que esteve presente no último CHAN, o que segundo Janito Carvalho, demonstra que é uma equipa já rodada, “ao contrário de Cabo Verde”.
Num jogo de preparação antes do jogo com a Mauritânia, a selecção nacional de residentes venceu o misto da Praia, por 6-3. O avançado Xolote, com um “hat-trick”, Latche , por duas vezes, e Gogol foram os marcadores da equipa nacional cabo-verdiana.
Convocados
A lista de jogadores convocados para o embate deste sábado foi divulgada no passado dia 19. Com quatro jogadores, a Académica da Praia, lidera a lista das equipas com mais representatividade entre os selectos.
Confira a lista:
GUARDA-REDES: Keven “Ken” Ramos – Batuque São Vicente; Kelvi Lopes – Sporting da Praia; Orlando “Oblak” Monteiro – Acadêmica da Praia.
DEFESAS: Admar Almeida – Acadêmica da Praia; Nica Panduru Lopes – Acadêmica da Praia; Jair “Jackinik” Garcia – Acadêmica da Praia; Jorge “Lalo” Gomes – Acadêmica do Fogo; Ailton “Ay” Santos – Palmeira do Sal; Paulo “Madjer” Horta – Sporting da Praia; Idihamin “Djam” Rodrigues – Acadêmica do Porto Novo
MÉDIOS: Dario Monteiro – Acadêmica do Porto Novo; Edverse “Fifa” Lopes – Acadêmica do Fogo; Misael “Rony” Tavares – Sporting da Praia; Rito “Duke” Morais – Mindelense; Narcelino “Tchubasco” Tavares – Santa Maria do Sal; Catriel “Subá” Morais – Palmeira do Sal
AVANÇADOS: Hélio “Papalele” Silva – Mindelense; Péricles “Patchik” Conceição – Ultramarina de São Nicolau; Aires “Alex” Fernandes – Celtic da Praia; Hernani “Pibip” Cardoso – Mindelense; Amarilson “Xolote” Monteiro – Acadêmica do Porto Novo; Erikson “Latche” Soares – Palmeira do Sal; Euclides “Cle” Andrade – Boavista da Praia; Vanderley “Gogol” do Rosário – Santo Crucifico de Santo Antão
Cabo Verde defronta Mauritânia para a primeira-mão da qualificação para o CHAN, numa partida agendada para este sábado, no Estádio Nacional. A segunda-mão acontece a 3 de Agosto, na Mauritânia.
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top