PUB

Sociedade

São Vicente: segunda embarcação resgatada sem prejuízos ambientais

A segunda embaração que estava encalhada na praia do Lazareto foi resgatada na tarde de ontem, depois de pouco mais de 72h de operações e sem quaisquer riscos para o meio ambiente.
“A nossa preocupação a todo o momento era saber se nestas embarcações estavam a entrar água através do fundo dos navios, facto que não ocorreu”, explica Manuel Vicente, Vogal Executiv do IMP.
Somente na primeira embarcação foi reportada uma entrada “insignificante” de água devido à área por onde passa o leme, portanto, conforme a nossa fonte, não ouve interação entre os tanques de combustíveis e a água do mar.
Conforme essa fonte, já foi instaurado um inquérito preliminar para o apuramento dos factos para, a partir daí, se saber o que realmente aconteceu e tomar as medidas que se fizerem “necessárias”, tendo em vista a segurança dos navios no porto.
O inquérito servirá também para apurar, de facto, qual é a nacionalidade das embarcações, que alvoram bandeira da Guiné Conacry.
Manuel Vicente explica que, durante a operação de ontem, os cabos se partiram algumas vezes, por conta do atrito ao tentar puxar a embarcação que já estava totalmente assente na areia, o que acabou por dificultar os trabalhos.
Estiveram envolvidos os rebocadores Iron Bull e Cabo Verde e ainda as lanchas Matiota, Palmeira e a lancha da Guarda Costeira, com o apoio ainda de uma embarcação da mesma companhia.
As duas embarcações de pesca industrial foram arrastadas por fortes ventos, no dia 23 de Julho, enquanto se encontravam fundiadas no largo à frente a CABNAVE, aguardando reparação.
Segundo informações avançadas pelo IMP, os cabos com os quais estavam amarrados, de braços dados, romperam-se e um dos navios, que estava ainda sem motor, ficou à deriva no mar. O segundo, ao sair para prestar auxílio, acabou também por ser arrastado e ambos encalharam na praia do Lazareto.
NA
 
 
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top