PUB

São Vicente

Responsabilidade parental: Aldeias infantis SOS Cabo Verde saem às ruas

As ruas da cidade do Mindelo acolheram, na tarde de domingo (28), um desfile de mandingas coloridos, organizado pelas Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, em alusão a responsabilização parental.  Esta iniciativa foi uma  forma “mais eficaz” de passar a mensagem, em prol da diminuição da violência contra a criança e outros males que, muitas vezes, conduzem a criança à situação de rua.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas, 80% das crianças em Cabo Verde vivem só com a mãe, 10% com os avós, 1% só com o pai e apenas 3% vivem numa família com o pai e a mãe.
Os mesmos dados apontam para uma degradação agressiva da estrutura familiar, causada principalmente pelo alcoolismo (63,5%) e pela irresponsabilidade parental (55,9%), comprometendo a fruição de muitas crianças.
Segundo Graça Gomes, Diretora SOS Mindelo, nota-se actualmente uma grande irresponsabilidade de pais, manifesto de várias formas. Desde questões ligadas ao uso de álcool, a premissividade de frequentar ambientes inadequados e a negligência em relação as crianças, ao ponto de muitos verem nas ruas uma solução.
Por outro lado, explica a educadora Alcinda Santos, existem pais que, embora tenham os filhos em sua guarda, delegam a responsabilidade da sua educação à escola e aos professores.
“Eu já tive alunos que acompanhei do primeiro ao sexto na e nunca conheci os pais. Alguns só aparecem no primeiro ano para levar o filho a escola”, explica.
Enquanto instituição aberta a comunidade, Alcinda Santos considera que, quanto mais perto os pais estiverem, melhor é a educação dos filhos. A melhor forma de garantir um ensino de qualidade, uma vez que os pais são peças fundamentais na aprendizagem do aluno.
Em relação aos pais que não possuem condições ou  necessitam de apoios para cuidar dos filhos, Graça Gomes considera que o Estado deve, para além de cuidar dessas crianças, investir na reeducação dos próprios pais, para que no futuro possam exercer as suas responsabilidades para com a criança.
Decorre actualmente uma campanha de responsabilização parental, que questiona a não responsabilização de pais que não cuidam dos filhos, as formas de responsabilizá-los e prepará-los para assumirem as suas responsabilidades parentais.
Entretanto, para além da existência das leis, é necessária a sua aplicabilidade e fiscalização, para que as coisas deveras aconteçam, salienta Graça Gomes.
O desfile de mandingas coloridos aconteceu no âmbito das comemorações dos 35 anos da Aldeias Infantis SOS Cabo Verde.
NA
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top