PUB

Economia

Praia acolhe Seminário de apresentação dos Projetos de criação do novo “Sistema de Acesso ao Crédito com Garantias de Bens Móveis”

A cidade da praia acolhe esta terça-feira,30, o seminário de apresentação dos projetos de criação do novo “Sistema de Acesso ao Crédito com Garantias de Bens Móveis”, do novo “Programa de Garantias Parciais de Crédito” e da criação do Estatuto de “Empresa Emergente”.
A iniciativa é da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) em parceria com a Unidade de Competitividade do Gabinete do Primeiro Ministro e o Banco Mundial e acontece na Sala de Conferências da CCS, a partir das 9h15.
Conforme uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, esses novos projectos visam facilitar o acesso ao crédito, sobretudo para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s), através da simplificação e aceleração do penhor e registo de bens móveis e ainda a concessão de garantias parciais a partir do mês de Outubro, para a mobilização de financiamento junto dos bancos comerciais e das instituições de micro finanças entre 50% a 70% do montante global de crédito.
No âmbito do desenvolvimento do novo Código das Sociedades Comercias, foi proposta a criação de uma nova forma de sociedade, designada de “Empresa Emergente”.
O Seminário visa contribuir para a apresentação destes novos instrumentos e recolher subsídios junto dos empresários, com o intuito de se fechar “este importante capítulo” enquadrado no processo de uma reforma mais ampla em curso para a melhoria do ambiente de negócios em Cabo Verde.
A iniciativa terá como oradores, Henry Norman Schiffman – Jurista e Consultor do Ministério das Finanças e Andrés Bernal – Economista, Consultor e CEO do Pro-Garante.
 

PUB

PUB

PUB

To Top