PUB

Sociedade

“Basta de violência contra a criança” é lema de torneio infantil na ilha do Sal

A Associação Comunitária de Chã de Matias, na ilha do Sal, promove, entre 5 e 9 de Agosto, um torneio de futsal infantil, sob o lema Basta de Violência Contra a Criança e o Adolescente.
O torneio acolhe seis equipas masculinas de futsal sub 13 e a iniciativa acontece no âmbito do projecto “Desporto e dança no enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente”.
O objectivo passa por ocupar os tempos livres, promover o desporto e a cidadania, a interação social, bem como o reforço de competências emocionais, sociais e psicológicas das crianças.
Segundo Jerson Fernandes, monitor de desporto e dança, o projecto surge num momento em que se tem observado um grande número de crianças e adolescentes em situação social e familiar vulnerável, na ilha, pelo que se torna necessário a criação de estratégias de ocupação para estas crianças.
“Temos assistido, diariamente, diversas formas de violação dos direitos das crianças e pensamos que, através do desporto, seja possível dinamizar formas de intervenção e prevenção”, explica Jerson Fernandes.
O projecto nasceu no passado mês de Maio e ainda é relativamente novo.
Entretanto, para a organização, já se nota os resultados positivos devido à sua intervenção, no que toca sobretudo ao engajamento e a participação das crianças, o que representa “motivos suficientes” para seguirem com o projecto.
Actualmente, a associação trabalha com 36 crianças e adolescentes, com actividades de segunda a sexta-feira, entre treinos, conversas abertas e intercâmbios.
São programas destinados a qualquer criança cujos país autorizem a sua participação mas com foco especial nas crianças e situação vulnerável. O projecto, que até agora tem trabalhado apenas com rapazes, pretende brevemente alargar as suas actividades também às meninas.
NA

PUB

PUB

PUB

To Top