PUB

Política

Grupo de militantes do PAIGC em Cabo Verde apoia candidatura de Cipriano Cassamá para Presidente da Guiné-Bissau

Um grupo de militantes do PAIGC em Cabo Verde manifestou hoje o seu apoio à candidatura de Cipriano Cassamá para as eleições presidenciais de Novembro, na Guiné-Bissau, apelando para o auxílio do presidente do partido Domingos Simões Pereira.
Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o representante do grupo, denominado Movimento a Cipriano Cassamá, Egas Sambu, disse que os membros da Comissão Política do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), “violaram os princípios estatutários” do partido, ao exortar Domingos Simões Pereira para apresentar a sua candidatura.
“ Facto que demonstra a tamanha incompetência e desordem contra a qual o presidente do partido [Simões Pereira] vem lutando ao longo destes anos”, lamentou Egas Sambu, acrescentando que os referidos elementos têm “enormes limitações em servir o partido de forma coerente e decente”, isto, segundo ele, tendo em conta os actuais desafios da Guiné-Bissau.
Portanto, asseverou, manifestações do género” violam igualmente” o artigo 135 do estatuto do PAIGC, que, conforme defendeu, postula que compete ao Comité Central decidir quem é o candidato apoiado pelo partido.
Realçou, também, que “todos os militantes do partido gozam do mesmo direito e dever de apresentar a sua candidatura”, salientando que até ao momento só tem o conhecimento oficial da candidatura de Cipriano Cassamá, primeiro vice-presidente do PAIGC.
“Esta candidatura irá gozar do nosso apoio incondicional rumo às presidenciais e esperamos que todos os militantes e simpatizantes do partido venham a comungar do mesmo projecto político”, sublinhou Egas Sambu, desejando que Domingos Simões Pereira se coloque do lado deles.
Baseando no estatuto do PAIGC, afiançou ainda que nenhum membro da Comissão Política deve apoiar publicamente um candidato em nome do partido, sem que antes tenha o pronunciamento oficial do Comité Central. ´
No dia 16 de Julho deste ano, através de uma conferência de imprensa, a Comissão Política do PAIGC em Cabo Verde apelou ao presidente desse partido, Domingos Simões Pereira, a candidatar-se às eleições presidenciais de Novembro, alegando ser a pessoa “mais indicada” para ajudar a Guiné-Bissau na fase em que se encontra.
Carlos Gomes Júnior, também do PAIGC, antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, já declarou a sua candidatura às presidenciais de Novembro próximo.
Uma fonte do Partido da Renovação Social (PRS) disse à Lusa que o actual Presidente guineense, José Mário Vaz, também formalizou um pedido escrito ao partido.
Segundo a mesma fonte, Umaru Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro, fez a mesma diligência junto do Movimento para a Alternância Democrática (Madem).
De acordo com a Lusa, o candidato derrotado na segunda volta das últimas presidenciais, realizadas em 2014, Nuno Nabian, agora líder da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB), também já manifestou o seu desejo em se candidatar às presidenciais.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top