PUB

Economia

Cidade da Praia: Jovens apostam na produção de painéis de gesso para revestimento de interiores

Casal de jovens empreendedores – Sónia Gonçalves e Luís Samir Moreira – aposta na produção de painéis de gesso 3D para revestimentos do interior de edifícios. A empresa utiliza actualmente gesso importado, mas a gestora Sónia Gonçalves avança que a ambição é utilizar matéria-prima local, designadamente, das ilhas do Maio e de Santo Antão.
Sónia Gonçalves e Luís Samir Moreira formam um casal de jovens empreendedores, residentes na Cidade da Praia, que está a apostar na produção de painéis de gesso 3D para o revestimento de interiores de hotéis, escritórios, consultórios, restaurantes, residências, escolas, hospitais, etc.
Esse projecto inovador, que segue a nova tendência da arquitetura moderna, é executado pela empresa Projectando Qualidade.
Em conversa com A NAÇÃO, Sónia Gonçalves conta que é formada em gestão turística e cultural, mas, desde sempre, para além de ter um emprego, queria ter uma outra ocupação.
“Juntamente com o meu companheiro, que é engenheiro de construção civil, começámos a estudar em que área poderíamos investir e fazer coisas diferentes.
Fiz algumas pesquisas e surgiu a ideia de produzir painéis em gesso para revestimentos de interiores e, desta forma, suprir a carência que existia neste sector no mercado cabo-verdiano”.
Sónia avança que, durante o estudo de mercado, chegou à conclusão que a maioria dos materiais utilizados para revestimentos em Cabo Verde eram importados.
“Vimos uma oportunidade para apostar numa coisa diferente produzindo algo local e capaz de conquistar a confiança dos cabo-verdianos”.
E, para fazer os painéis de gesso 3D, Sónia revela que teve de fazer uma formação online, onde apreendeu como fabricar as peças, assim como as suas características e vantagens.
“Com essa formação, montei um atelier em casa, onde começámos a produzir as peças, utilizando os moldes apropriados”.
Qualidade garantida
Sónia Gonçalves assegura que os painéis são feitos a partir de gesso de alta qualidade.
“Utilizamos um gesso cerâmico especial, o que, por um lado, garante uma maior resistência à fissuração, permitindo um acabamento liso e perfeito ao produto final. Por outro, não emite nenhuma substância nociva à saúde, sendo 100% natural e ecológico. Os painéis de gessos têm longa durabilidade desde que sejam bem cuidados e não tiverem contacto com muita humidade”, assegura.
A jovem empreendedora acrescenta ainda que os painéis em gesso são vantajosos por serem excelentes isolantes acústicos e fantásticos isolantes térmicos, proporcionando assim uma agradável temperatura tanto no verão como no inverno.
“Com os painéis de gesso 3D é possível projetar ambientes confortáveis e luxuosos, através da criação de elementos diferenciados, personalizáveis e únicos na decoração.
Temos 14 variedades painéis de diferentes dimensões que se ajustam a qualquer projeto de revestimento de interiores. Temos colaboradores já formados capazes de fazer a montagem e pituras dos painéis com tintas de acrílicos de acordo com a preferência dos clientes”.
Preço acessível
No que toca aos preços, Sónia Gonçalves avança que são bastante competitivos, uma vez que cada metro quadrado custa 3500 (três mil e quinhentos escudos) e a instalação e pintura à volta de dois mil escudos.
SM
(Leia mais no A Nação impresso, nº 627, de 05 de Setembro de 2019)

PUB

PUB

PUB

To Top