PUB

Destaques

Destaques da edição 626 do Jornal A NAÇÃO

Terrenos de Laranjo e Monte Vaca

Câmara da Praia pressionada por Grepne

A Câmara Municipal da Praia (CMP) está a ser pressionada para estabelecer um pacto com Jonathan Grepne, sobre os terrenos que este irlandês alega ser dono. A NAÇÃO sabe que um advogado da praça, que também é deputado nacional, solicitou, pelo menos duas vezes, ao edil Óscar Santos, a retoma do “diálogo”. Caso contrário, o “processo” contra a CMP avançará.

Zonas Turísticas Especiais

Cinco promotores perdem terrenos em São Vicente

Terrenos de cinco promotores, que pretendiam investir nas Zonas Turísticas Especiais (ZTE) de São Vicente, foram revertidos a favor do Estado, por alegado incumprimento e por indícios de especulação fundiária. Foram recuperados mais de mil e 700 hectares. No Sal, o Governo está a renegociar com três investidores, que deram garantias no sentido de avançar com os respectivos projectos, mas, mesmo assim, perderam parte dos seus terrenos.

 

“Caso Príncipe III”

Tribunal  Constitucional manda soltar dois arguidos

O Tribunal Constitucional (TC) mandou soltar dois dos seis arguidos condenados no processo de tráfico de drogas, “Operação Príncipe III”. Leny Manuel Tavares Martins e Fernando Varela, que estavam a cumprir penas de 7 e 10 anos de prisão, respectivamente, em São Martinho, foram libertados, nesta quinta-feira, 29.

Desporto Adaptado

Pais devem deixar que os filhos conquistem o mundo

O Desporto Adaptado em São Vicente e em Cabo Verde de uma forma geral, adquiriu novos contornos e registou ganhos significativos nos últimos tempos. Ainda assim, enfrenta problemas no recrutamento de atletas porquanto continua difícil convencer às famílias das vantagens do Desporto na vida dos seus filhos quando portadores de alguma deficiência motora.

 

Transportes Marítimos

Bagunça na linha Porto Grande-Porto Novo

Os primeiros dias da nova concessão dos transportes marítimos pela Cabo Verde Interilhas (CVI) estão a ser marcados por muita confusão e caos nos pontos de venda de bilhetes, pelo menos, nos portos do Porto Novo (Santo Antão) e do Porto Grande (São Vicente). Entre os mais lesados estão os condutores que fazem o transporte de cargas entre as duas ilhas. A classe prepara uma manifestação para reivindicar a reposição das antigas condições de trabalho no Canal.

 

Interior de Santiago

“265 Talks” dá vez e voz aos jovens quadros de Santa Catarina

O evento “265 Talks – Inspira Somada” reúne, mensalmente, dezenas de jovens de Santa Catarina (no interior de Santiago), num mesmo espaço, para a troca de experiências e conhecimentos sobre a ciência, cultura, política, arte, lifestyle, entre outros. O projecto, criado em Dezembro de 2018, para dar vez e voz aos jovens quadros do concelho, já vai na sua VI Edição, levando ao palco cerca de 80 jovens oradores.

Boa Vista

“Josina” é o primeiro romance de João Henrique Cruz  

“Josina” é o primeiro romance de João Henrique Cruz, natural da Boa Vista, e vai ser lançado a 6 de Setembro, uma sexta-feira, em Sal-Rei. A obra, de quase 180 páginas, foi inspirada em uma história verídica de uma jovem do concelho de São Miguel, interior de Santiago, que não desistiu de perseguir os seus sonhos.

São Vicente

Grupos espontâneos “reinam” em “Largo de Elóy” O “Largo de Elóy,” na Ribeirinha, é o “albergue” do grupo espontâneo que conquistou o primeiro lugar nas duas primeiras edições do Prémio Kakóy. Esta distinção foi institucionalizada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas em 2016, com o objectivo de mobilizar a população para a valorização do lado espontâneo e artesanal do Carnaval genuíno de São Vicente.

-Esta Edição nº 626 – que já está nas bancas! -, comporta, ainda, o tradicional Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de Cipriano Fernandes e de Mário Matos; a par da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top