PUB

Política

JPAI-Rhod Island pede inclusão dos jovens na diáspora no plano de desenvolvimento de Cabo Verde

A juventude do PAICV em Rhod Island, nos EUA, quer contribuir com os seus quadros nas estratégias de desenvolvimento de Cabo Verde. Para isso, pede que o Governo trace uma estratégia mais focada nos jovens e que inclua tanto os que estão em Cabo Verde como na diáspora.
De acordo com a presidente desta representação política em Rhod Island, Any Aleida, Cabo Verde precisa de u governo que tenha a juventude no centro da governação, tendo e conta a sua condição demográfica. “Temos uma larga diáspora com jovens competentes em diversas áreas que deve ser incluídos na estratégia de desenvolvimento do país”, afirma.

Esta afirma que é chegada a hora de sair da teoria e passar para a prática, aproveitando a disposição dos jovens que estão lá fora e que querem ajudar a construir o país, para um dia poderem regressar para ficar.
“A JPAI-Rhode Island não compreende o facto da juventude não fazer parte da orgânica do Governo do MPD, com uma entidade claramente definida e com competências de conhecimento público para tutelar o sector da juventude, trabalhando uma estratégia de inclusão dos jovens da diáspora em conjunto com outras entidades do governo central e local bem como da sociedade civil.”
Para Any Almeida, a elevada taxa de abstenção e a falta de participação política, sobretudo nos jovens na diáspora americana, é um sinal altamente preocupante para o futuro, requerendo medidas de caráter urgente. “Não podemos permitir que nossos jovens se desviem a tal ponto que as futuras gerações se sintam completamente desapegadas das suas origens” alerta.
Nesta perspectiva a JPAI entende que este é o momento oportuno provocar um Fórum com jovens quadros da diáspora para uma profunda reflexão sobre o futuro de Cabo Verde bem como o papel e o contributo que estes podem desempenhar no processo de desenvolvimento de Cabo Verde.
Estas preocupações foram expostas no âmbito de uma visita do Presidente da Juventude do PAICV, Fidel Cardoso, onde foram desenvolvidas várias atividades junto de organizações juvenis e jovens de vários quadrantes dos EUA.

PUB

PUB

PUB

To Top