PUB

Saúde

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus e que pode deixar sequelas para toda a vida ou mesmo causar a morte.
Sintomas
Os sintomas iniciais, geralmente, incluem febre, tosse, corrimento nasal, olhos inflamados e mal estar intenso.
Dois ou três dias depois, formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos que desaparecem 24 a 48 horas após o início da erupção.

Entre três e cinco dias, aparece uma mancha vermelha e plana que geralmente tem início na face e dali se espalha para o resto do corpo.
Estes sintomas começam a manifestar-se entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias.
Em cerca de 30% dos casos, ocorrem complicações, como diarreia, cegueira, inflamação do cérebro, pneumonia, entre outras.
Transmissão
Sendo uma doença contagiosa, o sarampo transmite-se facilmente através de tosse, espirro, fala, contacto com a saliva ou secreções nasais, ou ainda através da respiração se a pessoa estiver muito próxima do doente.
Nove em cada dez pessoas que não estão imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infectada contraem a doença que começa a transmitir desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da mancha vermelha.
Prevenção
A única forma de prevenir o sarampo é através da vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde de cada país e levam em conta algumas características clínicas da doença como a idade, ocorrência de surtos, entre outros aspectos epidemiológicos.
Geralmente existem duas doses de vacina: a primeira para as crianças que completam um ano de vida e a segunda aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
No entanto, com o aumento de casos a nível mundial, a OMS recomendou que todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano fossem vacinadas.
Contraindicações
Em caso de gestantes, a vacina contra o sarampo é contra-indicada durante a gravidez, uma vez que são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado.
A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.
Tratamento?
Até agora ainda não foi encontrado nenhum tratamento específico para o sarampo. Uma vez contagiada, existem alguns medicamentos utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Geralmente as pessoas podem contraír o sarampo uma única vez na vida.
RM
(Publicado no A Nação impresso, nº 627, de 05 de Setembro de 2019)

PUB

PUB

PUB

To Top