PUB

Talento

“Duko” conquista espaço no mundo da culinária em Portugal

Natalino Monteiro, “Duko”, é um jovem de 30 anos, natural da Achada Tossa, concelho de Santa Catarina, Santiago, que tem conquistado espaço no mundo da culinária em Portugal. Em conversa com A NAÇÃO, “Duko” conta que a paixão pela culinária surgiu quando fazia curso de Relações Internacionais e Diplomacia, no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, na cidade da Praia. “Residia numa república de estudantes, no bairro da Fazenda, com mais nove colegas. Foi nesse meio que tudo começou, uma vez que tínhamos divisão de tarefas e cada dia um é que cozinhava e eu sempre caprichava para oferecer os colegas (cinco meninas e quatro rapazes) boa comida. E quando havia sessões de estudos com os outros colegas do curso (RID), eu era o escolhido para fazer almoço porque gostavam do que cozinhava. Foi assim que ganhei amor à culinária”.

Duko avança ainda que, mais tarde, foi para Portugal fazer estágio curricular, no Porto e começou depois a trabalhar num McDonald’s, como chapeiro, fazendo hambúrguer e outras coisas. “Três meses depois mudei para Lisboa, onde comecei a trabalhar como churrasqueiro durante seis meses, no Restaurante Ti Judite, hoje conhecido por Restaurante Alverquence. Foi ali que tornei um verdadeiro cozinheiro com especialidades de Portugal. Depois mudei para Bucelas onde trabalhei como cozinheiro, numa casa cuja a especialidade é coelho”.

O jovem cozinheiro acrescenta que tempos mais tarde recebeu uma proposta muito boa para voltar a trabalhar em Lisboa, onde era possível integrar numa cozinha muito mais avançada e moderna. “Trata-se de um restaurante típico italiano (Guilty by Oliver) e de referência no Marquês de Pombal, em Lisboa. Aí assumi a função de chapeiro e depois trabalhei como chefe cabo-verdiano, no Lumiar, no Restaurante Gardens como cozinheiro da tradicional portuguesa e, no passado 30 de Agosto, completei um ano de serviço como chefe da cozinha, no Instituto Superior Técnico de Alameda, Lisboa”. Nas horas extras, Duko atende os pedidos para festas de casamento, baptizados e aniversários etc.            

PUB

PUB

PUB

To Top