PUB

Sociedade

Primeiro-ministro diz que novo liceu do Paul é “uma referência” para Santo Antão

O primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, presidiu ontem à inauguração das novas instalações da Escola Secundária António Januário Leite, na cidade das Pombas, Paul, e considerou que a infra-estrutura “é uma referência para Santo Antão”.
“Este liceu vai dar um contributo muito importante para o desenvolvimento do sistema educativo no Paul”, disse Ulisses Correia e Silva que considerou, na ocasião, que se trata de “um liceu muito aguardado, que representa a melhoria das condições de trabalho e de ensino/aprendizagem e uma referência para Santo Antão”.
Ulisses Correia e Silva centrou o seu discurso no arranque do ano lectivo que, para ele, “são momentos especiais” para as crianças, para os pais e um desafio para os professores e “é por isso que se assinala com ‘distinção’ a abertura dos anos lectivos a nível nacional”.
“O Governo está a trabalhar por uma educação de qualidade e inclusiva, que não deixa ninguém para trás”, disse o chefe do Governo, citando como exemplo disso a “universalização e a subsidiação do ensino pré-escolar, a gratuitidade da frequência do ensino básico e secundário, a inclusão de pessoas com deficiência e alunos com necessidades especiais”, entre outras medidas.
Essas medidas são responsáveis, no entender de Ulisses Correia e Silva, por importantes resultados como a igualdade de oportunidades de acesso à educação, a redução do abandono escolar, o aumento do sucesso escolar e o retorno à escola.
Por seu lado, a ministra da Educação, Maritza Rosabal, referiu-se aos números do presente ano lectivo que terá “cerca de 130 mil crianças e adolescentes frequentando o sistema, desde o pré-escolar até ao fim do ensino secundário, com cerca de cinco mil e 700 docentes efectivamente em sala de aula”.
Isso significa, explicou Maritza Rosabal, “um rácio nacional de 23 alunos por professor” embora haja casos, nomeadamente em Santo Antão, de um aluno por docente numa ilha que represente sete por cento do efectivo nacional.
A ministra da Educação partilhou com os presentes algumas ideias que considera fundamentais, desde logo o facto de 2019/2020 constituir o terceiro e penúltimo ano da implementação do novo plano curricular no ensino básico, ao mesmo tempo que é o ano charneira de preparação para a implementação do novo plano curricular no ensino secundário.
O novo liceu do Paul é uma infra-estrutura moderna que ocupa uma área de 7.086 metros quadrados, dispõe de 18 salas de aulas, 02 laboratórios, espaço administrativo, placa desportiva, balneários, auditório para 265 lugares, e acessos adaptados para portadores de deficiência.
A infra-estrutura custou 225 mil contos, financiados pelo Fundo do Kuwait, pelo Fundo Saudita e pelo Governo de Cabo Verde e entra em funcionamento, já na próxima segunda-feira, com uma população estudantil de aproximadamente 600 alunos, orientados por 50 professores.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top