PUB

Sociedade

SV: Pais e encarregados de educação defendem trabalho junto das escolas para "melhor" educação

Os pais e encarregados de educação, em São Vicente, estão abertos e dispostos a desenvolver uma parceria junto das escolas, de modo a acompanhar e auxiliar melhor na educação dos filhos dentro das instituições de ensino e exortam as escolas a partilharem com eles os seus problemas.
As declarações são da representante dos pais e encarregados de educação, Nilza Monteiro, que, durante a sessão de abertura oficial do ano letivo em São Vicente, considerou que os pais são um elo importante na gestão dos alunos e sua educação nas escolas, de modo que esse encargo não fique somente por conta do Ministério da Educação.
“A associação dos pais e encarregados de educação está disponível para ajudar também na gestão de problemas como bulling nas escolas, depressão na criança, ajuda alimentar e materiais escolares”, explica.
Nilza defende a importância destas associações serem vistas como aliados, estando a par do que acontece nas escolas e dos problemas como infraestruturas, ou outros que possam afetar o bom funcionamento das mesmas, de forma a trabalharem juntos para uma melhor educação.
“Contamos com a participação ativa e financeira do Ministério da Educação para corrigir mazelas que têm a ver com cuidados de saúde, por exemplo, as casas de banho, água potável, sobretudo neste momento em que ocorrem muitos casos de diarreia e vómitos.”
Além de melhorias nas infraestruturas, a associação pede uma maior aposta nos recursos humanos e no apetrechamento tecnológico das escolas, fazendo o melhor uso possível destas ferramentas, para formar alunos mais críticos, criativos e proativos.
“Gostaríamos ainda que o sistema educacional fosse fortificado com a planificação de uma diversidade de atividades de enriquecimento do curriculum lúdico, cultural, desportivo e artístico, que ajudará os nossos filhos a ver a vantagem e a alegria associada ao ato de estudar, aprendendo a relacionarem-se com os outros, sabendo ser, estar e fazer.”
A cerimónia de abertura solene do ano letivo em São Vicente teve lugar ontem no auditória da Escola Industrial e Comercia do Mindelo – Guilherme Dias Chantre.
Segundo a delegada do ME em São Vicente, Maria Helena Andrade, os preparativos estão “a todo o gás” para um arranque do ano letivo dentro da normalidade possível.
São Vicente conta com uma comunidade educativa de cerca de 15 mil alunos, do pré-escolar ao ensino secundário e 1050 professores.
NA
 

PUB

PUB

PUB

To Top