PUB

Mundo

China: Pequim inaugura novo Aeroporto Internacional e maior Terminal do Mundo 

O Presidente chinês, Xi Jinping, procedeu, esta quarta-feira, 25, à inauguração do segundo Aeroporto Internacional de Pequim (a Capital), que inclui o maior Terminal do Mundo e cujo custo de construção se fixou em 120 mil milhões de yuan (mais de 15 mil milhões de euros).

A abertura ocorre nas vésperas da celebração do 70.º aniversário da fundação da República Popular da China – 1 de Outubro. O primeiro vôo teve como destino Cantão, Capital da Província de Guangdong, segundo a Imprensa local, citada pela Lusa.

Erguido no extremo Sul da Cidade, o Aeroporto Internacional de Pequim Daxing foi construído em menos de cinco anos e está projectado para receber 72 milhões de passageiros por ano.

O investimento total, que inclui Terminal, estação de alta velocidade, vias rodoviárias e infra-estruturas em torno do Aeroporto, ascende a 400 mil milhões de yuans (52,5 bilhões de euros).

O principal Aeroporto da Capital chinesa, situado no Norte da Cidade, é o segundo mais movimentado do mundo e o volume de passageiros está próximo do seu limite de capacidade. Em 2018, pela primeira vez, excedeu os cem milhões de passageiros anuais.

Com cinco andares e uma area-conjunta de 103 quilómetros quadrados, o Aeroporto de Daxing é, também, o primeiro a incorporar dois andares dedicados, exclusivamente, à chegada de passageiros – um para vôos domésticos e outro para vôos internacionais -, e outros dois para partidas.

É também o primeiro Aeroporto do Mundo a abrigar uma estação ferroviária de alta velocidade abaixo da sua superfície.

A falecida arquitecta iraquiana-britânica, Zaha Hadid, projectou o Aeroporto, que tem a forma de uma Fénix.

O Aeroporto fica a cerca de 45 quilómetros do centro de Pequim.

PUB

PUB

PUB

To Top