PUB

Sociedade

São Vicente adere à mobilização global pelo clima e marcha hoje pela enseada de corais da Laginha

O grupo de apoio à enseada de corais da Laginha, em São Vicente, está a mobilizar pessoas na ilha para participarem de uma marcha cívica em prol da enseada de corais, a acontecer este sexta-feira, 27.
A iniciativa junta-se à mobilização global pelo clima, que decorre desde o dia 20 e vai até 27 de setembro, em várias partes de mundo e pretende ser mais uma chamada de atenção para a situação de “perigo iminente” pelo que passa a referida enseada.
“A Enseada d’Coral na Laginha é um oceanário natural e uma das paisagens mais belas da ilha, que está a ser destruída, devido à implementação de um projeto, pela CMSV e com o consentimento do Governo, ignorando a legislação ambiental, os argumentos da comunidade científica e os protestos da sociedade civil, que incluí uma petição com mais de 7.500 assinaturas obtidas somente na ilha de São Vicente”, explica Guilherme Mascarenhas.
Esse responsável lembra que a construção dos Estaleiros Navais da Cabnave foi também um dos fatores que destruíram a praia da Matiota e a expansão do areal da Lajinha soterrou a comunidade coralina, que antes existia no local.
Para Mascarenhas, tanto a situação da enseada de corais, como os incêndios na floresta amazónica demonstram “como os interesses comerciais de uma pequena minoria, protegida pelo poder político, estão a destruir grande parte do mundo natural”, colocando em perigo a sobrevivência da espécie humana.
Neste sentido, Mascarenhas apela à participação massiva da sociedade e pede que alunos faltem às aulas e que os funcionários peçam licença para participar da marcha.
A concentração para a marcha será a partir das 17 horas na praia da Lajinha, com arranque previsto para às 17h45 minutos, com um percurso que passa pela Avenida Marginal e termina na Praça Dom Luiz, em frente à Câmara Municipal.

PUB

PUB

PUB

To Top