PUB

Política

5 mil jovens contemplados com programas de formação e estágio profissionais – Governo

No primeiro semestre de 2019 foram contemplados cerca de cinco mil jovens nos programas de ofertas formativas e estágios profissionais do Governo, conforme o balanço realizado na tarde de quarta-feira, 02, em Mindelo.

Segundo a diretora geral deste projeto, Jaqueline Moniz, o Governo está a fazer um investimento “nunca antes visto”, que pretende alcançar os 318 mil contos em financiamento de estágios profissionais e formação de jovens.

“Um grande salto, conseguido em pouco espaço de tempo”, considera, integrando, no primeiro semestre, cerca de 1400 jovens em programas de estágios profissionais e empresarias.

Este valor, adianta, foi atualizado para 2500 beneficiários até agora. Destes, 49 receberam estágios profissionais no Núcleo Operacional de Sistemas de informação (NOSI), dos quais 23 foram contratados pela empresa, 15 foram absorvidos por outras entidades e 2 estão trabalhando em São Tomé.

Na área de formação profissional, foram, até agora, contemplados cerca de 5 mil jovens, sendo 3600 no primeiro semestre do ano.

Esses dados foram apresentados durante a cerimónia de balanço do programa no primeiro semestre de 2019, presidido pelo vice-primeiro ministro e ministro das finanças, Olavo Correia.

O governante assegurou que a meta é contemplar 10 mil jovens, ainda este ano, 5 mil com estágios profissionais e 5 mil com formação profissional.

“Em cabo Verde podemos ter falta de empregos mas não temos falta de oportunidades. Se os jovens tiverem uma formação e tiverem atentos a carta de oportunidades, conseguirão aproveitá-las e viver do suor do seu esforço”, garante Olavo Correia.

A cerimónia contou com auditório cheio, inclusive alguns jovens que foram contemplados pelo programa e que agora estão inseridos no mercado de trabalho.

NA

PUB

PUB

PUB

To Top