PUB

Destaques

Destaques da edição 631 do Jornal A NAÇÃO

Tribunais

Mau funcionamento proporciona populismo 

O populismo, como factor de pressão na Justiça, é alimentado pelo mau funcionamento dos tribunais. Este o ponto de vista do advogado e deputado João Gomes (MpD), para quem é inaceitável a demora de mais de cinco anos para um juiz lavrar a sentença de um caso julgado. Já a bastonária Sofia de Oliveira Lima lamenta que o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) tenha querido, no seu último Relatório, “branquear uma situação que a todos nos preocupa seriamente”.

 

Centro de Diálise da Praia

Pacientes denunciam más condições  

Quase cinco anos depois da abertura do Centro de Diálise, na Cidade da Praia, os pacientes, sobretudo os transferidos de outras ilhas, continuam a reclamar da insuficiência de apoios do Ministério da Saúde, bem como no que toca à acção social, em várias vertentes. Entre as dificuldades, sobressai a alegada falta de medicamentos, médicos especialistas, manutenção de equipamentos, problemas de transporte e até de alimentação.

 

Turismo

Cabo Verde com perspectivas de mais cruzeiros do que na época passada

A fazer fé nos números a que A NAÇÃO conseguiu apurar junto de algumas agências que operam no Turismo de Cruzeiros e da ENAPOR (Empresa Nacional dos Portos de Cabo Verde), os portos do País deverão receber mais navios cruzeiro esta época 2019/2020, que vai de Outubro a Abril, face à temporada passada. A criação de produtos e serviços voltados para a Cultura, Lazer e Gastronomia das ilhas, continua a ser o maior desafio apontado pelos operadores. Só assim, as comunidades locais poderão tirar mais partido económico desse segmento de Turismo.

 

Santo Antão

“Dar as mãos”melhora a vida dos habitantes do Tarrafal de Monte Trigo 

A Organização Não-Governamental (ONG) “Dar as Mãos a Tarrafal de  Monte Trigo”, em Santo Antão, vem desenvolvendo acções que visam melhorar a vida da população dessa aldeia, actuando, sobretudo, nas áreas de saúde, educação, ambiente, cultura e social. Criada em 2015, esta colectividade tem em curso um projecto educativo que tem permitido aos jovens dessa zona frequentarem os ensinos Secundário (Liceu) e Superior. No ano lectivo 2018/19 foram investidos perto de 500 contos no apoio a 33 alunos do Ensino Secundário e seis estudantes no Superior.

 

Relatório

“Onde investir em Cabo Verde” – Cabo Verde na 31ª posição

A IX Edição do Relatório “Onde investir na África”, que foi publicado recentemente, coloca Cabo Verde na posição 31 da tabela, num total de 53 países avaliados. Mesmo assim, o arquipélago melhorou três lugares.

 

Cultura

Jovem artista “NUBRU” apresenta seu primeiro “videoclipe”

O “rapper” e compositor, “NUBRU”, apresenta, esta sexta-feira, 4, o seu primeiro trabalho, intitulado “Kontributo”. O “videoclipe” já se encontra disponível no “YouTube” e chega esta sexta feira às restantes plataformas digitais, como Spotify, Soundcloud, Deezer, Apple Music, entre outras.

 

Futebolista Alex Fernandes

Do bairro Eugénio Lima ao golo no Torneio UFOA

Alex Fernandes tem 32 anos e é um dos mais experientes futebolistas a actuar nas competições internas nacionais. Nasceu no bairro Eugénio Lima (na Cidade da Praia) e já representou clubes em São Vicente, Portugal e Angola, além da Região Desportiva de Santiago Sul. Actualmente, faz parte da Selecção de Residentes,  que está representando Cabo Verde no Torneio UFOA (União das Federações Oeste Africanas), no Senegal.

 

-Encontra, também, nesta Edição nº 631 – que já está nas bancas! -, o já habitual Caderno ETC., assim como, a  Opinião de Adriano Lima; e a Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top