PUB

Cultura

Mindelo recebe 4ª edição do Festival OIA

A quarta edição do festival de cinema OIÁ, arrancou ontem no Mindelo, para uma maratona de 10 dias, com o olhar voltado para a produção audiovisual em Cabo Verde. Este ano o festival presta uma homenagem aos primeiros videoclubes que surgiram em Cabo Verde e que permitiram o início da construção e formação imagética no país.

A proposta deste festival é, segundo o seu impulsionador, Tambla Almeida, dar visibilidade à invisibilidade da imagética do audiovisual em Cabo Verde.

“Ainda há uma barreira grande a ultrapassar, considerando que há muitos cabo-verdianos que não têm a consciência da produção nacional. Isso quer dizer que temos de continuar nesta batalha e criar uma outra condição para que as próximas gerações possam encontrar um terreno minimamente preparado e não sofrerem tanto com a seca da imagem e da produção.”

OIÁ trabalha com a exibição de filmes nacionais, mas também permite, segundo Tambla Almeida, que outros cinemas independentes e em outras paragens do mundo tenham a oportunidade de criar momentos de reflexão, de formação e de comunicação com outras linguagens artísticas, como a música, a fotografia, o desenho, gastronomia e artesanato.

Como projeto educativo e que pretende chamar a atenção para a questão da educação fora das paredes da escola, o festival vai estar em localidades com0 São Pedro, Salamansa, Chã de Alecrim, Ribeira Bote, entre outros.

OIÁ estará voltado ainda para ações de formação, este ano com dois módulos que, considera Tambla Almeida, irão fazer uma diferença substancial em São Vicente.

Trata-se de uma oficina de gravura, técnica milenar de construção de imagem, através da madeira (xilogravura), com o artista e educador Bento Oliveira.

A segunda chama-se Cinema na Palma da Mão, realizada através de uma colaboração internacional, que procura explorar os midias móveis (telemóveis) para a construção de filmes.

OIÁ trabalha, este ano, em parceria com o projeto Fundação Ciência Arte Educação e Investigação (FCAEI), através de uma articulação do cinema audiovisual com o ensino superior e a educação artística.

PUB

PUB

PUB

To Top