PUB

Política

Embaixador dos Estados Unidos da América visita Sal com investimentos no sector turístico na agenda

O Embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle, realiza entre esta terça e quarta-feira, 15 e 16, uma visita de dois dias à ilha do Sal.

O objectivo da visita passa pelo reforço das parcerias e cooperação com o município do Sal, discussão de possíveis oportunidades de investimento privado norte americano, especialmente no sector turístico, dada a importância estratégica daquela ilha e do sector turístico no contexto “mais amplo” do desenvolvimento de Cabo Verde.

O Embaixador e a sua comitiva serão recebidos pelo Presidente da Câmara do Sal, Júlio Lopes numa visita de cortesia, no dia 15, às 9h00. Segundo essa embaixada acreditada em Cabo Verde será “uma oportunidade para discutir a parceria/cooperação do Governo dos Estados Unidos com o Município do Sal, com realce para os investimentos feitos através do Millennium Challenge Corporation (MCC) nos setores de Água e Saneamento e Gestão do Território e as ligações com as principais actividades económicas (turismo e investimento)”.

Serão também abordadas as potencialidades e os desafios que se colocam ao sector, bem como possíveis oportunidades de investimento privado norte americano.

Durante a sua deslocação esse diplomata vai aproveitadar para visitar a ETAR e a expansão da rede de saneamento na cidade de Santa Maria, um projeto financiado pelo MCC no quadro do Fundo de Água e Saneamento – parte integrante do projeto de Água e Saneamento do segundo compacto do MCA-CV II.

Estão ainda previstos encontros com a Câmara de Turismo e operadores turísticos e com o Conselho de Administração da ASA.

Com a Câmara de Turismo e operadores serão abordadas as prioridades e os desafios que se colocam ao sector turístico, bem como potenciais oportunidades para investimento privado americano.

Já com a ASA serão discutidas prioridades mútuas a nível dos transportes aéreos e segurança, o início dos voos Sal – Washingtion D.C., bem como continuar discussões sobre potenciais parcerias com o Governo Norte Americano, na sequência de encontros tidos com o EXIM Bank.

No âmbito da cooperação militar, o diplomata visita também o Porto da Palmeira, o Comando Regional e a Polícia Marítima, bem como o laboratório da língua inglesa, financiado pelo AFRICOM.

A nível comunitário será inaugurado o projeto da Biblioteca Comunitária, projeto esse que visa promover o acesso ao conhecimento e inclusão social à comunidade de Chã de Matias, em particular os seus jovens e crianças, implementado pela ONG Associação de Chã de Matias e financiado pelo governo dos Estados Unidos através do fundo Auto-Ajuda.

PUB

PUB

PUB

To Top