PUB

Mundo

Filipinas: Sismo de magnitude 6,4 atinge Mindanao

Um terramoto de magnitude 6,4 na escala de Richter atingiu hoje, 16, o Sul das Filipinas, na Ilha de Mindanao, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (USGS, na sigla em inglês).

O sismo ocorreu a cerca de 7,7 quilómetros de Columbio, na Província de Sultan Kudarat, e a uma profundidade de 14 quilómetros, anunciou o USGS.

Até ao momento, não há registo de vítimas mortais ou de danos causados pelo tremor, ainda que terramotos que ocorrem mais próximo da superfície terrestre tendam a causar mais danos.

Um homem idoso ficou ferido pela queda de um objecto e centenas de pessoas foram retiradas de um centro comercial, de acordo com a Televisão filipina ABS-CBN.

O director do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS, na sigla em inglês), Renato Solidum, descartou o risco de um tsunami, já que o sismo ocorreu no interior.

A Região das Filipinas localiza-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, um arco de intensa actividade sísmica, com vulcões activos e placas tectónicas, que se estende do Japão ao Sudeste da Ásia.

Um terramoto de magnitude 7,7 matou quase duas mil pessoas no Norte das Filipinas em 1990.

Com Lusa

PUB

PUB

PUB

To Top