PUB

Economia

Santo Antão: Arranque promissor da época alta do turismo com presença cada vez maior de turistas

O arranque da época alta do turismo em Santo Antão está a ser “muito promissor”, com chegada à ilha, nessas primeiras semanas, de vários grupos de turistas, provenientes, sobretudo, da Franca, Alemanha e Bélgica, segundo os operadores.

A época alta do turismo em Santo Antão decorre entre os meses de Outubro e Maio, período em que a ilha é “invadida” por “milhares” de turistas, que procuram esta região para, sobretudo, a prática de trekking, ou seja, caminhadas em trilhas em busca do contacto com a natureza.

Durante o ano de 2018, entraram em Santo Antão mais de 31 mil turistas, mais cinco mil visitantes em relação a 2017, facto que demonstra que, apesar dos constrangimentos existentes, designadamente a nível dos transportes, o turismo nesta ilha tem estado a crescer.

Nos últimos três anos, foram quase 80 mil turistas que chegaram a Santo Antão, segundo os dados oficiais, que demonstram que a chamada “ilha das montanhas” tem sido uma das principais regiões do arquipélago onde o turismo mais tem crescido, ultimamente.

Este facto é confirmado por um estudo financiado pela Lux Development (cooperação luxemburguesa), sobre o turismo rural em Santo Antão, segundo o qual a procura turística está a crescer “ano após ano” em Santo Antão, apesar dos “vários desafios” ainda por ultrapassar, com destaque para os transportes.

Mais de 80 por cento (%) dos turistas que têm procurado Santo Antão, na sua maioria franceses (49%), dizem-se “satisfeitos com a visita e fazem uma avaliação “muito positiva” das condições que a ilha oferece.

Ribeira Grande é o concelho mais visitado e onde os turistas mais pernoitam (63%), sendo os hotéis os principais meios de alojamentos utilizados.

Este período do ano está, também, a ser marcado pela visita dos navios de cruzeiros a Santo Antão, aguardando-se, ao longo deste mês de Outubro, quatro navios na baia do Porto Novo, com mais de um milhar de turistas a bordo.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top