PUB

Política

Governo decreta dois dias de Luto Nacional pela morte do ministro Júlio Herbert

O Governo de Cabo Verde decretou dois dias de Luto Nacional, 22 e 23 de Outubro, pela morte do ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Integração Regional, Júlio Herbert.

Num Comunicado oficial lê-se que a medida foi tomada considerando o percurso de Júlio Herbert e os esforços consentidos no processo de afirmação política, económica, social e cultural de Cabo Verde, principalmente no continente africano.

“É com sentimento generalizado de pesar e comoção que o país recebeu a notícia do passamento do Dr. Júlio Herbert, no final da tarde de ontem, 21 de Outubro, na cidade da Praia”, escreve-se na mesma Nota, que ainda diz que “enquanto ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Integração Regional, desempenhou as suas funções com elevado sentido de Estado”.

O Governo de Ulisses Correia e Silva enviou, também, “as mais profundas condolências” aos familiares do falecido.

Júlio Herbert foi encontrado morto ao final da tarde desta segunda-feira, 21, no seu Gabinete, no Palácio do Governo, na Cidade da Praia. Não são conhecidos, até ao momento, indícios de crime neste caso.

Entretanto, em declaração aos jornalistas, após as perícias médico-legais e transferência do corpo para a Morgue do Hospital “Dr. Agostinho Neto”, na noite de segunda-feira, 21, o director Nacional da Defesa, Armindo Miranda, afirmou que mais pormenores serão fornecidos esta terça-feira, 22.

Júlio Herbert, um dos 13 ministros do actual Executivo, era formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, de Brasília (no Brasil), e em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal).

Entre outros cargos, o até agora ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, foi cônsul-geral-adjunto de Cabo Verde em Boston (nos Estados Unidos da América), assessor Político/Diplomático da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conselheiro do Presidente da República,  conselheiro Político e Diplomático do Primeiro-Ministro, entre outros.

Com Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top