PUB

Mundo

Israel: Netanyahu desiste de formar Governo 

O Primeiro-Ministro (PM) israelita, Benjamin Netanyahu,  renunciou à tarefa de formar um novo Governo. O Presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz.

O PM anunciou, segunda-feira, 21, a decisão nas redes sociais. Ele declarou, por meio de um vídeo, que havia informado “o Chefe de Estado que renunciava a formar Governo”. Ele havia assumido a missão após as Eleições Legislativas antecipadas de 17 de Setembro.

Logo em seguida, por meio de um Comunicado, o Presidente Reuven Rivlin confirmou que pretendia “transferir o mandato para formar o Governo, assim que possível, ao Presidente do Partido Azul e Branco, o deputado Benny Gantz”.

Ainda segundo o texto, a transferência da missão deve acontecer na quinta-feira, 24. O ex-chefe das Forças Armadas, terá 28 dias para formar um novo Executivo.

Netanyahu e Gantz conquistaram, respectivamente, 55 e 54 cadeiras. No entanto, nenhum dos dois alcançou os 61 deputados necessários para formar um Governo de maioria.

O actual PM acusou Gantz de ter se recusado a negociar nas condições apresentadas por ele.

O Partido Azul e Branco (de Gantz) indicou em Comunicado que “o tempo de andar dando voltas terminou. Agora é o momento de agir”.

O Partido do ex-chefe das Forças Armadas, que já informou sua vontade de se tornar PM, avisou que “está decidido a formar um Governo de união liberal, liderado por Benny Gantz, em quem o povo de Israel votou há um mês”.

Com o termo “liberal”, a formação já dá indícios de que limitará a influência dos partidos religiosos na hora de se formar uma coligação.

Com RFI

PUB

PUB

PUB

To Top