PUB

Economia

Oferta turística tende a diversificar com possível fixação de pequenos navios cruzeiros na Boa Vista ou no Sal

A oferta turística tende a diversificar caso a fixação da base de uma companhia de pequenos navios cruzeiros no porto da Boa Vista ou do Sal venha a ser uma realidade.

Esta constatação é do presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, Jorge Maurício, em declarações à Agência de Notícias, Inforpress. Recorde-se que, desde 2016 a ENAPOR é a  concessionária geral do Estado para os portos, terminais, estaleiros navais e infra-estruturas de náuticas de recreio e a Autoridade Portuária de Cabo Verde, tendo a seu cargo a gestão dos nove portos do país.

Ao explicar essa ideia de diversificação da oferta turística, o responsável indicou que as pessoas que vêm a Cabo Verde podem utilizar o país como ‘home port’ para fazerem o ‘fly cruise’”, ou seja, especificou, os turistas voam para o Sal ou para a Boa Vista, ficam uns dias, e depois fazem um cruzeiro em Cabo Verde, visitando as outras ilhas.

Segundo a mesma fonte, a concretizar-se, trata-se de uma “oferta complementar, uma combinação” de serviço turístico do clássico sol e mar com o turismo de cruzeiro interno.

“Isto de facto vai ter o condão de aumentar a cadeia de negócios e de serviços de todos os operadores da área do turismo”, precisou Jorge Maurício.

Aliás, para o responsável máximo da Enapor – Portos de Cabo Verde, a nova temporada de cruzeiros “começou bem”, na linha da estratégia que a empresa definiu no seu plano de marketing, como uma resposta, neste momento, “adequada ao esforço promocional” feito.

Este ano, prosseguiu a mesma fonte, a empresa constatou que pequenas companhias de cruzeiros estão a demandar Cabo Verde, “importantes” para o mercado cabo-verdiano, pois conseguem fazer várias escalas em todas as ilhas do país, ou seja, não ficam confinadas aos dois portos principais (São Vicente e Praia).

“Neste momento temos em Cabo Verde entre três e quatro navios/dia a circular em diversas ilhas e portos do país”, concretizou a mesma fonte, que anunciou para 2020/2021 a indicação da entrada de uma quinta companhia para esse segmento, com a proposta da criação de base porto numa das ilhas turísticas, e que vem juntar-se às companhias Noble Caledonia, Poignant, Variety Cruise e Apagloid.

Para além das escalas habituais de navios de cruzeiro de grande porte nos maiores portos do país, de Outubro a Abril, na casa das quatro dezenas, este ano o Porto Grande do Mindelo foi incluído na rota da Volta ao Mundo do navio MSC Magnifíca.

Assim, no mês de Janeiro de 2020, esse navio da companhia MSC Cruzeiros fará a volta ao mundo em 117 dias, com escalas previstas em mais de 40 destinos de 23 países.

O MSC Magnifíca deverá escalar o Porto Grande do Mindelo no dia 14 de Janeiro de 2020.

A NAÇÃO c/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top