PUB

Política

Ministro da Administração Interna reage notícia de morte de policial com “consternação e preocupação”

O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, reagiu hoje, no Sal, à notícia da morte a tiro de um policial, na madrugada de hoje, na zona de Tira Chapéu, Cidade da Praia, com muita “consternação e preocupação”.

O governante falava à margem do acto de abertura da XIª Reunião dos Directores de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorre na ilha do Sal, e a que presidiu na manhã de hoje.

“O Governo e, particularmente, o Ministério da Administração Interna lamentam, profundamente, a morte de um efectivo nosso, um facto que muito nos chocou e continua a nos chocar”, exteriorizou, ajuntando, ser ainda “muito cedo” para tecer quaisquer comentários sobre o ocorrido.

Visivelmente abalado, Paulo Rocha disse, entretanto, tratar-se de um agente “exemplar, corajoso, muito conhecido e querido por todos os seus colegas, amigos e vizinhos”.

“Este é um momento de muita tristeza. A polícia está no terreno a tentar apurar a esclarecer tudo aquilo que se passou”, exteriorizou, informando que um indivíduo envolvido neste episódio “já terá sido detido pela polícia nacional”.

Mantendo-se atento nas próximas horas, conforme disse, acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, Paulo Rocha sublinhou que é uma “grande preocupação” ver o perigo a que os efectivos da Policia Nacional estão expostos todos os dias.

“Ver a demanda em termos de exigências de trabalho, e ver o rumo que algumas decisões estão a tomar (…), nos preocupa. Não posso dizer que não. A nossa responsabilidade é proteger as pessoas, e para o fazer expomos os nossos efectivos a perigos diariamente”, analisou.

“Tenho a certeza de que a sociedade percebe o que estou a referir”, ponderou.

Hamilton Morais era referenciado como um bom agente e a sua morte está a ser lamentada na rede social pelos colegas, oficiais da PN reformados e pelas pessoas anónimas.

Informações não oficiais dão conta que o mesmo foi baleado na sequência de uma diligência.

Hamilton Morais fazia parte da unidade de piquete da PN e há alguns anos, numa emboscada para prender um delinquente, foi atingido na mão tendo perdido um dedo e hoje perdeu a vida.

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top