PUB

Mundo

Reino Unido: Parlamento aprova realização de Eleições Antecipadas para 12 de Dezembro

Os deputados britânicos aprovaram, terça-feira, 29, a realização de Eleições Antecipadas para 12 de Dezembro. Através da votação, o Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, espera conquistar a maioria no Parlamento e cumprir sua promessa de retirar o Reino Unido da União Europeia (UE).

O texto convocando o pleito foi aprovado por uma maioria de 438 votos a favor e 20 contra, após várias horas de debate. Pouco antes, o Parlamento havia rejeitado uma proposta da Oposição trabalhista para realizar a votação em 9 de Dezembro.

Essa foi a quarta tentativa de Johnson de convencer os deputados britânicos a convocarem a população às urnas. O texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Lordes, que se reúne nesta quarta-feira, 30.

Favorito nas pesquisas de intenção de votos, o Johson espera renovar o Parlamento em busca de mais apoio. Desta forma, ele poderá honrar a promessa de realizar o Brexit, mais de três anos após o Referendo em que 52 por cento dos britânicos aprovaram a saída do Reino Unido da UE.

As Eleições de 12 de Dezembro, inicialmente previstas para 2022, serão as terceiras em quatro anos. Mas, para Johnson, a votação é “a única maneira de fazer o País avançar”.

A aprovação só foi possível graças ao Partido Trabalhista, que mudou de estratégia nesta terça-feira, após se abster do voto na véspera. A Oposição foi convencida pela garantia de que o “Brexit” não seria realizado antes de 12 de Dezembro. Johnson prometeu que o texto do Acordo não seria novamente submetido aos deputados antes da dissolução do Parlamento, prevista para a próxima semana, como preparação para as Eleições Antecipadas.

Após a decisão, o líder da Opoição, Jeremy Corbyn, prometeu realizar “a campanha mais ambiciosa e radical, por uma verdadeira mudança, jamais vista no País”. O opositor pretende repetir o sucesso das Eleições Antecipadas de 2017, convocadas pela então “premiê”, Theresa May. Com a popularidade em baixa, a conservadora não conseguiu se fortalecer e eleitores aumentaram a quantidade de assentos dos trabalhistas no Parlamento.

Já os liberal-democratas e os nacionalistas escoceses, também na Oposição a Johnson, têm planos mais ambiciosos. Eles esperam conquistar o eleitorado para expandir a quantidade de cadeiras no Parlamento e impedir a realização do “Brexit”.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, fez um apelo na segunda-feira, 28, para que os deputados britânicos aproveitassem o novo e terceiro adiamento concedido pelo Bloco.

Com a decisão da UE, o prazo para a saída – previsto para 31 de Outubro – foi modificado para 31 de Janeiro. Os europeus também deixaram em aberto a possibilidade dos britânicos saírem em Novembro ou Dezembro, mas excluíram qualquer renegociação do Acordo.

Com RFI

PUB

PUB

PUB

To Top