PUB

Saúde

Psoríase. Seis perguntas e respostas

A Psoríase pode surgir em qualquer idade, no entanto a maioria dos casos ocorre entre os 20 e os 40 anos, sendo também comum entre os 50 e os 60 anos de idade. A causa exacta da Psoríase ainda permanece desconhecida.
Pode manifestar-se em qualquer parte do corpo, podendo ser ligeiras, moderadas ou graves, dependendo da extensão de pele afectada e do grau de infiltração e descamação das lesões de Psoríase.
As formas ligeiras a moderadas, geralmente, correspondem a um compromisso inferior a dez por cento (%); as moderadas a graves são aquelas em que mais de 10% da pele se encontra afectada.
Nos últimos anos, decorrente do avanço que se observou no conhecimento da doença, foram desenvolvidas inúmeras terapêuticas, chamadas de terapêuticas biológicas, que revolucionaram o tratamento da Psoríase, capazes de promover a resolução completa ou quase completa das lesões psoriáticas e devolver a qualidade de vida perdida com a doença.
 
1- O que é a Psoríase?
É uma doença imuno-mediada, isto é, resulta de um erro no sistema imunitário que favorece o seu aparecimento. Assim, não é possível identificar uma causa específica, pois, é uma doença complexa e multi-factorial, que depende da interacção de factores genéticos (tendência genética) e factores ambientais (infecções, medicamentos, estresse, entre outros).
 
2- Como é que se manifesta?
 Envolve, tipicamente, o couro cabeludo, cotovelos ou joelhos, podendo, também, ser disseminada por toda a pele. Em outros casos, pode surgir apenas em áreas limitadas, designadamente:  área genital, palmas das mãos e plantas dos pés.
As lesões na pele são rosadas, espessas ao toque e, frequentemente, são descamativas. Ou seja, libertam escamas esbranquiçadas.
Pode aparecer em qualquer idade, mas, habitualmente, surge aos 20-30 anos ou 50-60 anos.
 
3- Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico: ouvir o paciente e a observação dermatológica são geralmente suficientes.
 
4- Qual é o impacto que a Psoríase tem na vida dos doentes e como afecta a sua qualidade de vida?
Pode determinar um impacto devastador na qualidade de vida.
Muitas pessoas sentem-se infelizes ou ansiosas por não conseguirem controlar a sua doença, sofrendo repercussões ou limitações na sua vida pessoal, sexual e profissional.
 
5- Quais são as co-morbilidades associadas à Psoríase?
Cada vez mais se encara a Psoríase como uma doença que pode atacar muito mais que a pele.
O possível envolvimento das articulações (chamado artrite psoriática), bem como o aumento do risco de sofrer doenças cardio-vasculares são, hoje em dia, consideradas co-morbilidades, isto é: problemas de saúde associados à evolução da Psoríase.
 
6- A Psoríase tem cura?
Não tem cura, mas, hoje, existem tratamentos capazes de controlar a doença.
O melhor tratamento é o personalizado, que mais se adeque a cada caso e a cada doente.
Além dos medicamentos tópicos (de aplicação na pele) ou foto-terapia (tratamentos médicos com radiação ultra-violeta), os casos moderados a graves irão beneficiar de tratamentos sistémicos, sejam eles orais ou injectáveis. Nos últimos anos, os tratamentos bio-tecnológicos conseguiram trazer melhorias muito importantes, mesmo nos casos mais difíceis.
 
Conselhos
 Quem sofre com Psoríase e sente a sua qualidade de vida perturbada, deve procurer, com urgência, o seu médico dermatologista.
Com noticiasaominuto.com

PUB

PUB

PUB

To Top