PUB

Economia

Santa Catarina acolhe Fórum de discussão sobre Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas

A Incubadora de Negócios de Santa Catarina organiza no próximo dia 20 de novembro o Fórum de discussão sobre Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Segundo essa incubadora, o Fórum surge no contexto da importância das micro e pequenas empresas (MPE) no país, que “existem em maior número que as grandes empresas, sendo muitas vezes mais propícias à criatividade e ao espírito empresarial”.
Nesse sentido, dizem, “ampliar a participação das MPE significa gerar mais empregos e ampliar o mercado, oferecendo ao consumidor maior escolha, permitindo a descentralização dos meios de produção e de consumo”.
De acordo com os dados definitivos do Recenseamento Empresarial de 2017, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foi possível aferir que das empresas ativas em 2017, 73,8 por cento (%) são microempresas, 10,2% pequenas empresas, 13,2% médias empresas e, apenas, 2,7% são grandes empresas. As empresas empregam pouco mais de 63 mil pessoas, sendo que cerca de 58 porcento são homens.
As ilhas do Sal e da Boavista registaram o maior aumento do número de pessoas ao serviço das empresas. Na ilha do Maio, esse número diminui, se compararmos com o ano de 2012, que foi referenciado pelo INE.
As empresas geraram um volume de negócios de pouco mais de 290 milhões de contos. E foi na ilha do Sal que se registou o maior crescimento do Volume de Negócios.
Porém, a empresas sem contabilidade organizada representam cerca de 67% das empresas ativas no país. Mas são as com contabilidade organizada que mais empregam: cerca de 75% do total das pessoas empregadas.
Cerca de 70% das empresas ativas em Cabo Verde são empresas em Nome Individual/Sociedades Unipessoais. Comércio, Alojamento, Restauração e Indústria. Transformadora concentram o maior número de empresas ativas no país.
A faturação média por empresa foi maior na ilha do Sal (49.562 contos) e menor na ilha Brava (2 874 contos). A faturação média por trabalhador foi maior na ilha de São Vicente e menor na ilha Brava.
Segundo a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, as pequenas empresas “são a chave para criar os 600 milhões de empregos necessários até 2030, para acompanhar o ritmo do crescimento da população em idade ativa.”
Sendo que estas organizações, formais e informais, representam mais de 90% de todas as empresas. Além disso, são responsáveis, em média, por 60 a 70% do total de emprego e 50% do Produto Interno Bruto (PIB).
Neste contexto, é possível destacar a importância crescente das MPE, em termos do peso e da sua contribuição para o PIB, bem como na geração de empregos estáveis e de qualidade no nosso país.
O Fórum de discussão sobre Mecanismos de Financiamento das Micro e Pequenas Empresas, pretende assim compreender a problemática inerente, o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas, propondo alternativas para o crescimento e sustentabilidade dos negócios como “componente umbilical” da competitividade empresarial no Concelho.
A iniciativa terá quatro painéis de debate, nomeadamente: “A economia solidária como base do desenvolvimento local”, “O acesso ao financiamento pelas micro e pequenas empresas como fator de sustentabilidade e crescimento”, “O cumprimento da obrigação tributária em sede do REMPE, como requisito de boa gestão de Micro e Pequenos Negócios” e “O papel dos bancos na promoção do crescimento das Micro e Pequenas Empresas”, juntando especialistas e técnicos de diversas áreas.
A sessão de abertura será presidida por um membro do Governo a indicar mais adiante, o mesmo em relação aos oradores dos quatro painéis de debate.

PUB

PUB

PUB

To Top