PUB

Cultura

Sociedade Cabo-verdiana de Música representou o país no I Congresso Internacional “WOMAN@CISAC” em Lisboa

A Sociedade Cabo-verdiana de Música, SCM, representou o país no I Congresso Internacional “WOMAN@CISAC”, que decorreu em Lisboa, entre segunda e terça-feira passadas, numa parceria entre a Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, CISAC e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Esta reunião incide sobre a importância e a indispensável atenção à uma maior participação da Mulher no sector das Indústrias Criativas, designadamente no acesso e facilidade as oportunidades e no próprio incentivo no sector da criatividade, autoria e artístico no seu todo.

Coube ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres fazer a abertura do evento, seguido de uma mensagem do Presidente da CISAC, Jean-Michel Jarre, e das intervenções do Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, do Director-geral da CISAC, Gadi Oron, e da Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca.

Neste encontro de Portugal estiveram reunidas mulheres em representação de todos os cinco continentes, na qualidade de membros das diferentes entidades de gestão colectivas da CISAC.

Uma das painelistas presentes deste evento foi a Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Compositoras e Equidade de Géneros da Austrália, Felicity Wilcox, que também integra o Working Group do CIAM para a Equidade do Género e Diversidade.

A SCM informa que a anteceder o encontro de Portugal, a sua Presidente, Solange Cesarovna, esteve igualmente presente na Assembleia-geral do Conselho Internacional dos Autores de Música, a convite do CIAM, realizada em Budapest, Hungria, que reelegeu o Presidente desta Organização, Eddie Schwartz ,  para mais um mandato.

O evento foi marcado, também, pela eleição de um novo Comité Executivo que, actualmente, conta com duas mulheres eleitas, neste encontro que durante dois dias envolveu Autores, Compositores do Mundo todo com focos nos pontos importantes que neste momento estão na agenda do CIAM para o ano 2020.

A reunião de Budapest, diz a SCM, foi um momento de partilha dos trabalhos levados a cabo pelo Comité Executivo do CIAM nos seus diferentes grupos de trabalhos, não só Tecnológico, mas também do grupo de Equidade de Género e Diversidade, assim como a apresentação do relatório de actividades deste ano e plano de 2020  do grupo para a Educação e Formação de Autores na área de Direitos Autorais.

Neste capítulo foi evidenciada a formação realizada em Cabo Verde para cerca de 300 músicos, autores e compositores, intérpretes, produtores musicais e individualidades ligadas ao sector da Música e Cultura em Janeiro último em que o comité executivo do CIAM esteve reunida nestas ilhas.

PUB

PUB

PUB

To Top