PUB

Desporto

Árbitros portugueses ministram formação em Cabo Verde

Um grupo composto pelos árbitros portugueses, nomeadamente Olegário Benquerença, João Capela, José Ramalho e Luciano Gonçalves, ministram uma formação de seis dias na cidade da Praia.

A formação em arbitragem, tem início a 21 de Novembro e destina-se a profissionais da área em Cabo Verde. A mesma é promovida pela Associação de Escolas de Futebol de Cabo Verde (AEFCV ) em parceria com a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Esta acção permite ter um programa que contempla teoria, pratica, observação em acção com filmagens em jogos da Liga 4G Play 2019/2020, visualização e debate dos vídeos, e por fim um teste de aptidão. O melhor formando participará num estágio em Portugal, onde terá oportunidade de conviver e aprender com alguns dos melhores árbitros internacionais em actividade.

As vagas serão limitadas a 40 formandos sendo que os participantes terão direito a um equipamento de árbitro, bem como um kit de arbitragem (T-Shirt técnica, cartões, apitos e moeda).

Trata-se de uma acção de reciclagem formativa, uma consequência natural da parceria entre as duas instituições promotoras.

Segundo o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, “esta parceria irá certamente contribuir para a valorização das competições realizadas em Cabo Verde, tanto para as organizadas pela AEFCV como outras a nível nacional”.

 Já o presidente da AEFCV, Paulo Canuto, diz que “a parceria é natural e muito desejada, de modo a permitir uma formação mais completa aos árbitros de Cabo Verde, potenciando a qualidade dos mesmos, e consequentemente colaborar na melhoria da qualidade do futebol.” Ambos referem ainda o “objectivo de criar um Academia de Arbitragem em Cabo Verde”.

A acção enquadra-se no projecto Liga 4G Play, gerido pela AEFCV,  que tem vindo a crescer desde 2015, e que na época 2018/2019, promoveu competição de futebol em seis escalões, a saber: Masculino (Sub11, Sub13, Sub15, Sub17 e Sub19) e Feminino ( Sub17). Durante cerca de sete meses estiveram envolvidas 24 escolas, 62 equipas e cerca de 1600 praticantes.

PUB

PUB

PUB

To Top