PUB

Destaques

Destaques da edição 636 do Jornal A NAÇÃO

Segurança Pública

Militares não estão preparados para combater criminalidade urbana

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, assim como vários segmentos da sociedade, quer as Forças Armadas (FA) na rua para coadjuvar as polícias no combate à delinquência urbana e ao crime organizado. Contudo, especialistas em defesa e segurança consideram que os militares não estão preparados para este tipo de missão. Entretanto, há rumores de que o agente assassinado no passado dia 29 de Outubro possa ter sido vítima de “fogo amigo” ou “negligente”.

  

Morte do agente Hamilton

Suspeita de “fogo amigo”

As Polícias Nacional (PN) e Judicária (PJ) têm versões desencontradas sobre esse caso, e, a Polícia Científica, conforme o  A NAÇÃO conseguiu saber, está a trabalhar na tese de “fogo amigo”, admitindo que Hamilton (Tutú, para os amigos) tenha sido abatido, de forma involuntária, por um colega.

Fonte do  A NAÇÃO admite que a PJ considera investigar o caso como “fogo negligente”, após conhecer o resultado da recolha de elementos e suas respectivas análises.

 

Santa Catarina

Câmara busca solução para apanha de areia em Ribeira da Barca

O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (no interior de Santiago), José “Beto” Alves Fernandes deu esta garantia no final da visita que a embaixadora da União Europeia, Sofia de Sousa, fez a Santa Catarina, e que incluiu uma deslocação à praia de Charco, para constatar, no terreno, a realidade das famílias, sobretudo das mulheres, que vivem da extracção de inertes.

 

Vencedor do Prémio Arnaldo França

Benvindo Semedo anuncia o seu primeiro romance 

Benvindo Semedo é o vencedor da II Edição do Prémio Literário Arnaldo França, com a obra “Selma, a Directora Lésbica”, um conjunto de 12 contos. Concorreu com o pseudónimo Levi Mendi e prepara a sua estreia em romance, um projecto que poderá estar já pronto no próximo ano.

Caderno Especial sobre São Vicente

FIC começa para a semana com 180 estandes de dez países  

Mindelo recebe de 13 a 16 deste mês a XXIII Edição da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC). Gil Costa, presidente, garante que já está praticamente tudo a postos para aquele que será o último certame nas instalações da Laginha. Em 2021, a FIC deverá acontecer já no Parque Lndustrial do Lazareto. Até lá, as atenções estão voltadas para esta edição: 180 estandes, 88 expositores, 69 por cento (%) dos quais empresas de Direito cabo-verdiano, 29% de portuguesas e 2% do Brasil.

Contrastes são-vicentinos  

Vida na Morada “versus” vida na periferia

Pouco mais de dois quilómetros separam o centro do Mindelo, vulgo Morada, da Ribeirinha, bairro periférico, também chamado de “Fralda”. De um extremo ao outro são várias as diferenças que podem ser encontradas nesse percurso. Para “desenhar” este quadro, ninguém melhor do que dois jovens moradores em cada um desses pólos.

 

-Esta Edição nº 636 – que já está nas bancas! -, contém, também, um Caderno Especial sobre a FIC (Feira Internacional de Cabo Verde) e a Ilha de São Vicente – que será palco, a partir de quarta-feira, 13 de Novembro, deste evento, que conta, nesta XXIII Edição, com 180 estandes e 88 expositores -; assim como, as Opiniões de Nataniel Vicente e Silva; e a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top