PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: Governo apresenta “Programa Família” contra extrema pobreza  

O Governo são-tomense através do Ministério do Trabalho acaba de lançar “Programa Família”, atribuindo um montante de mil e 200 Dobras (55 dólares) bimensais, em apoio a mais  de duas mil 570 famílias em situação de extrema pobreza, anunciou a directora da Protecção Social, Jurtalene de Sousa.

“O Programa visa reduzir a pobreza extrema dos agregados familiares, promover o acesso e a utilização dos serviços de Educação por parte dos agregados familiares com crianças e o aumento do capital humano das crianças nesses agregados”, sustenta Sousa, citada pela Agência STP – Press.

A responsável declarou, na ocasião, que “o valor da transferência monetária para o Projecto foi fixado em 600 dobras mensais/agregados familiares, a serem pagos a cada dois meses, num valor de mil e 200 Dobras”, destinadas a cobrir as despesas das crianças “nas áreas da Educação, Saúde e Nutrição”.

Quanto ao critério de elegibilidade, Jurtalene de Sousa listou a questão da localização das áreas geográficas beneficiárias, designadamente, distritos e localidades, condições económicas iguais ou inferiores à linha de pobreza extrema, bem como a posse de educandos entre os zero e os 18 anos.

Sousa recordou, ainda, que “este Programa faz parte da Política e Estratégia Nacional da Protecção Social de 2014, cujo alvo-principal são pessoas que vivem em situação de pobreza extrema e que não dispõem de rendimento suficiente para satisfazer as suas necessidades alimentares.

PUB

PUB

PUB

To Top