PUB

Economia

Actividade petrolífera apresenta sinais de crescimento no 1º semestre de 2019 – ARME

A actividade petrolífera apresentou “sinais de crescimento em linha com a dinâmica do país”, revela o relatório publicado pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) sobre o sector dos combustíveis do primeiro semestre deste ano.
Durante este período, de Janeiro a Junho de 2019, a actividade petrolífera em Cabo Verde registou “sinais de crescimento” em linha com a “dinâmica” económica do país, de acordo com nota de imprensa enviado à redacção da Inforpress.
As vendas nestes seis meses, conforme o mesmo documento, tiveram um acréscimo de 3 por cento (%) em relação ao período homólogo de 2018 e um “ligeiro decréscimo” de 0,1% relativamente ao semestre anterior.
Algo que aconteceu, segundo a mesma fonte, “apesar das tensões geopolíticas, das expectativas de crescimento económico mundial, da depreciação do euro face ao dólar e de aumentos do crude e derivados do petróleo no mercado internacional”, lê-se na nota.
Os dados mostram ainda que as importações totalizaram em cerca de 12,2 milhões de contos. Um decréscimo de 3,6% comparado com o primeiro semestre de 2018 e de 12, 8% relativamente ao semestre anterior.
Números justificados, conforme a mesma fonte, com a “diminuição do preço médio” dos produtos no mercado internacional em 2019, comparado com os dois semestres de 2018.
Deste modo, no mercado interno, os preços de venda ao consumidor final registaram “aumentos generalizados” para todos os produtos petrolíferos, com destaque para a gasolina, cujo aumento foi “mais significativo” (em média 3,9%) . Entretanto, o butano registou “menores aumentos” (em média 1,1%), lê-se no documento enviado pela ARME.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top