PUB

Desporto

Futebol: Mindelense e Santo Crucifixo disputam Supertaça de Cabo Verde em Porto Novo

As equipas do Clube Sportivo Mindelense e a União Desportiva de Santo Crucifixo disputam, neste sábado (30) a Supertaça de Cabo Verde em futebol. A partida acontece no Estádio Municipal do Porto Novo. O Mindelense chega a Supertaça na qualidade de Campeão nacional enquanto que o Santo Crucifixo conquistou a Taça de Cabo Verde.
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar ao Estádio Municipal do Porto Novo, recinto que acolhe a quarta Supertaça de Cabo Verde em futebol. De um lado o Mindelense que em Junho conquistou o Nacional de futebol e do outro a formação de Santo Crucifixo que ergueu a Taça de Cabo Verde.
São muitas as diferenças entre as duas formações já que o Mindelense é um “veterano” nestas lides de carácter decisiva. O Santo Crucifixo, apesar de ser novo nestas andanças desportivas, já deu provas da sua qualidade esta época.
Recorde-se que estas duas formações se encontraram numa partida a contar para a segunda eliminatória da Taça de Cabo Verde. A jogar em casa, o Santo Crucifixo fez valer esse facto e acabou por derrotar o Mindelense por 1-0. Na altura o único foi do jogo foi apontado por Christopher.
Já na ultima pré-temporada, o Mindelense e o Santo Crucifixo voltaram a medir forças num torneio que assinalou os 42 anos da criação do Sport Clube Ribeira Bote. O Mindelense acabou por conquistar o torneio, mas o duelo com o Santo Crucifixo ditou um empate a zero.
Tal como o Mindelense, a equipa do Santo Crucifixo há muito que deu início a sua temporada. As duas formações têm a particularidade de terem conquistado a Supertaça das respectivas regiões desportivas. No caso dos encarnados, com uma vitória por 2-0 sobre o Falcões do Norte. O Santo Crucifixo conseguiu a proeza com um 3-1 sobre a formação de Janela.
Nos respectivos Torneios de Abertura, Mindelense e Santo Crucifixo encontram-se numa fase decisiva. Na prova em São Vicente já foram disputadas seis jornadas e o Mindelense segue no segundo lugar a dois pontos do líder Batuque. Em Santo Antão o Santo Crucifixo está na final do Torneio de Abertura, onde vai medir forças com o Rosariense.
Caixa:: Percurso
Em Junho último a equipa do Mindelense conquistou o seu 22º título nacional, após vencer na final da prova a formação do Oásis por 3-1. Antes de chegar a final o Mindelense tinha calhado no grupo A, onde teve a companhia das equipas da Académica da Praia, Académica do Porto Novo e Académica do Fogo.
Considerado o grupo da morte, a disputa no grupo A foi renhida, não fossem três das quatro equipas favoritas a conquista de tal prova. O Mindelense passou para a segunda fase, em primeiro lugar do grupo, com oito pontos, mais quatro do que o segundo classificado.
Nas meias-finais o Mindelense mediu forças com o Onze Estrelas (Boa Vista) e maior experiência dos encarnados acabou por fazer toda a diferença. A equipa comandada por Rui Leite empatou a duas bolas na primeira mão das meias-finais, disputada na Boa Vista. Na segunda-mão disputada no Adérito Sena (São Vicente), a equipa da casa triunfou por 3-1, assegurando assim presença na final onde acabaria por vencer o Oásis por 3-1.
O Santo Crucifixo depois de não se ter conseguido impor no Nacional de futebol, acabou por se “agarrar” a Taça de Cabo Verde, onde conseguiu um feito inédito para a ilha de Santo Antão. Ao vencer o Palmeira por 3-2 na final, conseguiu a primeira conquista de sempre de uma equipa santantonense a nível nacional.
Para chegar a final, a equipa do Norte de Santo Antão começou por eliminar o Marítimo na primeira eliminatória, ao vencer por convincentes 3-0. Na segunda eliminatória fez tombar o Mindelense pela margem mínima (1-0). Nas meias-finais, aplicou a mesma receita a Académica da Praia em pleno Estádio da Várzea.
JF

PUB

PUB

PUB

To Top