PUB

Desporto

Rambé renasce das cinzas e lidera melhores marcadores em São Vicente

Após dois anos parado, Rambé surge esta época como a principal figura da equipa da Académica. No Torneio de Abertura marcou um total de sete golos nos primeiros seis jogos, facto que o destacou como o melhor marcador da prova finda na semana pasada. Pese embora esse sucesso pessoal não se tenha estendido aos “estudantes” no Torneio de Abertura, este avançado coloca a sua equipa no lote dos favoritos a conquista do Regional que se inicia este sábado (7).
Rambé do Rosário, jogador que se destacou em Portugal (Belenenses e Vitória de Setúbal entre outros) e na Angola (1º de Agosto), está de regresso aos relvados depois de um intervalo de dois anos. Apesar de ter estado muito tempo parado, o avançado não se deixou “abalar” e parece já ter regressado a sua velha forma.
Esta época, nos primeiros seis jogos pela Académica do Mindelo no Torneio de Abertura, marcou seis golos. Com isso o antigo internacional cabo-verdiano destacou-se na  a lista dos melhores marcadores da prova.
Questionado sobre o segredo desse sucesso, Rambé não é de rodeios e aponta ao trabalho da equipa técnica, ao apoio da família, mas também a algum mérito próprio.
”A equipa técnica e os meus companheiros de equipa tem-me ajudado muito. Depois tenho os meus treinos pessoais, já não faço muita coisa que eu fazia um ano e tal atrás. Também tenho uma família que me tem ajudado e muito, minha mulher e minha mãe, principalmente no que diz respeito a alimentação. Chego aos treinos bem disposto”, diz Rambé.
Visivelmente satisfeito pelos sete golos já marcados, este avançado reconhece que, por outro lado, esse sucesso pessoal ainda não se estendeu de todo a prestação da equipa no Torneio de Abertura. A Académica tem 10 pontos e está no terceiro lugar do Torneio de Abertura, atrás de Batuque (16) e Mindelense (14).
“O problema é que o plantel foi composto com muitos jogadores que chegaram de clubes diferentes. Contra o Mindelense faltou-nos um pouco mais de experiencia e concentração no final. O Mindelense tem a equipa toda bem montada há alguns anos. Têm jogadores mais experientes”, acrescenta.
Para colmatar esta eventual falta de experiência do plantel da Académica, Rambé assegurou que a equipa vai se reforçar no meio campo com Duquinha e Valter, jogadores que já deram prova do seu valor no futebol nacional.
Académica é candidata ao título regional
Mesmo reconhecendo as limitações da Académica do Mindelo, Rambé coloca a sua equipa no lote das favoritas a conquista do Regional que se inicia este sábado. “A Académica, pela maneira como treina, o objectivo é sempre lutar para ser o primeiro. Queremos ganhar cada jogo e somos um candidato ao título. Pelo nome já justifica algum respeito”, afirma.
Um avançado vive de golos e é neste contexto que Rambé manifesta o seu desejo mas também objectivo de ser o melhor marcador na prova que se avizinha em São Vicente.
“Quero ser o melhor marcador. A minha ambição compara-se a de Cristiano Ronaldo. Eu trabalho para ajudar a minha equipa e para fazer isso eu tenho que estar bem”.
Novas ideias e jovens valores
Um dos grandes investimentos da Académica esta época foi o treinador principal, Carlos Machado. O técnico português teve um impacto imediato na equipa, Foi alvo de críticas tanto construtivas como negativas.
“O treinador tem uma outra escola, implementou muitas mudanças. Trabalhar com ele tem sido bom. O pessoal tem que saber que ele vem de uma realidade diferente, a profissional. Fazendo jus a esse estatuto ele quer que as coisas estejam na linha, chegar as horas ao treino, treinar a sério e com intensidade”, explana.
A introdução de jovens valores no plantel da Académica é bem vista por Rambé. Casos de Kavol, Danielson, Alex e Txukim, por exemplo, que na óptica do avançado tem muita margem de progressão e garantia de futuro para a Académica.
Rambé inciou a sua carreira sénior pelo Batuque, mudando-se depois para o Mindelense, antes de rumar para Portugal em 2010. Jogou em Macedo de Cavaleiros, Pinhalnovense, Belenenses, farense, Braga B e Vitória de Setúbal. Na Roménia esteve ao serviço do Universitatea Craiova, Saiu em Janeiro de 2017 para o 1º de Agosto de Angola onde foi o segundo melhor marcador do Girabola. Rambé integrou o elenco da selecção nacional que esteve presente na CAN 2013.
JF

PUB

PUB

PUB

To Top