PUB

Sociedade

São Vicente: 230 efetivos na operação natal e fim de ano em segurança

O total de 230 efetivos que compõem o Comando regional da Polícia nacional em São Vicente já está no terreno, no âmbito da Operação Natal e Final de Ano em Segurança e prometem mão dura nesta época em que ocorrências criminosas tendem a aumentar.
A atenção estará voltada para “factores característicos” desta quadra festiva, resultante do aumento do fluxo de pessoas, alteração dos hábitos da vida noturna, comércio de bens e uma adesão reforçada aos vícios da droga e do álcool, segundo explica o Comandante do Corpo de Intervenção e Piquete, Madelino Luz.
“Durante esta época há sempre uma ligeira tendência para a ocorrência de alguns crimes, nomeadamente, contra propriedade, com destaque para furto e roubo, aliado ao aumento do tráfico e consumo de estupefacientes e uma tendência para a condução sob efeito do álcool”, explica o comandante.
Neste sentido, o plano que vigora desde o dia 16 de Dezembro, tem como objectivo aumentar as operações de rusga, buscas e fiscalização, incrementar a presença policial em locais com grande movimentação de pessoas e bens, controlar zonas urbanas sensíveis e reforçar a presença policial nas áreas e estabelecimentos de diversão noturna.
A fiscalização rodoviária é igualmente intensificada, através da realização de operações STOP e da presença constante de agentes nas vias rodoviárias. Uma primeira operação já foi realizada neste sentido, para a sensibilização dos condutores, mas, será mais intensa durante os finais de semana e nas vésperas do natal e final do ano, quer dentro da cidade, quer nas estradas de acesso às zonas distantes do centro.
A polícia diz que estará atenta também à venda de brinquedos susceptíveis de colocar em causa a segurança das crianças, aos navios na entrada e saída do Porto Grande, entrada e saída de mercadorias no porto e aeroporto, além de intensificar a fiscalização em estabelecimentos comerciais.
Importa realçar ainda que o efetivo implicado nesta operação vai, segundo Madelino Luz, fazer o possível para que seja cumprida a lei do álcool em vigor e pede a colaboração da população neste sentido, tendo em conta a densa movimentação que se regista na cidade durante a passagem de ano.
NA
 
 

PUB

PUB

PUB

To Top